Quase imediatamente após o anúncio feito pelo primeiro ministro indiano Narendra Modi para desmonetizar notas de rupias de 500 e 1.000 em 9 de novembro, a demanda por Bitcoin em principais bolsas indianas começaram a subir. No entanto, especialistas afirmam que uma alta no preço do Bitcoin já existia antes mesmo da desmonetização.
Atualmente, investidores e compradores nas maiores exchanges de Bitcoin e plataformas de negociação da Índia, incluindo Coinsecure, Unocoin e Local Bitcoins, estão negociando o Bitcoin em cerca de 61.223 INR, ou U$ 900, aproximadamente 17% acima do preço médio do Bitcoin na maioria das exchanges globais.
Controle de capital e desmonetização
Controles de fluxo de capital restrito na Índia e regulamentações financeiras, não permitem que pessoas e empresas movam o dinheiro para fora do país. Assim, a arbitragem sempre existiu no mercado de Bitcoin indiano.
No entanto, o anúncio surpresa do primeiro ministro Modi no início de novembro para desmonetizar as duas cédulas amplamente utilizadas, como parte de uma iniciativa em curso para repressão à corrupção e dinheiro ilícito reservas, levou a demanda por Bitcoin na Índia aumentar, resultando no preço do Bitcoin que quebrou a margem dos U$ 900 no país.
Em 15 de novembro, o especialista em Bitcoin e comerciante Tuur Demeester revelou que Bitcoin estava sendo negociado a US $ 806, 13% acima da média global.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
On some Indian exchanges, Bitcoin now trades at rupee equiv of $806 — 13% above global average. pic.twitter.com/XwRyJHUzRT
— Tuur Demeester (@TuurDemeester) November 15, 2016
Em 18 de novembro, apenas três dias depois do anúncio de Demeester, o preço do Bitcoin no mercado indiano saltou U$ 100, o que representa o desespero dos moradores indianos e cidadãos para evitar controles de capital e uma rápida mudança econômica.
Pânico nacional
A desmonetização das cédulas de 500 e 1.000 INR também provocou pânico nacional, com indivíduos correndo para caixas eletrônicos e bancos, em uma tentativa de garantir dinheiro para o uso diário. As pessoas começaram a fazer fila para usar os caixas, e algumas esperaram por mais de 10 horas.
After Jio SIM , The BAN of 500, 1000 rupees there's a huge line over ATM Counter #NarendraModi #india pic.twitter.com/O8XAgLIadc
— Pradyumna Nag (@pradyumna19feb) November 9, 2016
Meios de comunicação indianos também informaram que 33 pessoas morreram de cansaço esperando para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos.
“Lakshminarayana, 75, entrou em colapso e foi declarado morto enquanto espera em uma fila por mais de duas horas fora de um banco em Secunderabad, Telangana”, informou o Indian Express.
Embora seja difícil especular sobre a evolução do Bitcoin dentro do mercado indiano ao longo das próximas semanas, é importante lembrar que o ágio sobre o preço do Bitcoin tinha existido na Índia antes da desmonetização e continuará a existir se o governo manter o controle restrito de capital.