Fintech

Pagamentos com Bitcoin via Lightning Network ganham impulso com startup de ex-PayPal

O ex-presidente do PayPal e ex-executivo da Meta David Marcus anunciou nesta terça-feira (11) o lançamento oficial de sua startup Lightspark. O objetivo da empresa é facilitar os pagamentos com Bitcoin via Lightning Network para o mundo corporativo.

A Lightning Network (LN) é uma das mais antigas e proeminentes soluções na busca de solucionar a barreira da escalabilidade do Bitcoin. Na prática, a rede viabiliza pagamentos instantâneos com a criptomoeda.

De acordo com uma publicação de Marcus em sua conta no Twitter, a Lightspark está alinhada com o pensamento de que a internet precisa de um protocolo de pagamento aberto, que funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana, que se instale quase em tempo real, que seja barato, interoperável e aberto a todos para construir.

“O dinheiro deve se mover online como e-mails ou mensagens de texto, e a Lightning Network tem a melhor chance de se tornar o protocolo padrão que permite isso e muito mais para todos ao redor do mundo”, tuitou Marcus.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Lightspark foca em promover Lightning Network

Conforme consta no site da startup, com a Lightning Network, as empresas parceiras da Lightspark recebem os pagamentos de seus clientes quase instantaneamente. Além disso, é possível aceitar até mesmo pequenos pagamentos, como gorjetas, com a rede de escalabilidade do Bitcoin.

A solução Lightspark Connect da startup visa eliminar o trabalho de usar a rede Lightning Network. Ao mesmo tempo, a infraestrutura de nível empresarial da Lightspark busca tornar mais confiável e fácil enviar e receber pagamentos em Bitcoin.

“Nossa infraestrutura é até 15 vezes mais eficiente em termos de capital do que as alternativas, permitindo que as empresas se concentrem no crescimento e repassem as economias aos clientes”, diz a empresa.

A Lightspark faz uso da inteligência artificial para prever onde a liquidez está concentrada na Lightning Network. Assim, é capaz de automatizar o processo de balanceamento.

Em entrevista ao The Block, Marcus enfatizou que a startup está mais focada “nos trilhos” do que nos ativos em si. De acordo com o executivo que liderou o projeto (fracassado) de criptomoeda da Meta, o Diem (antes Libra), construir as ferramentas necessárias para tornar a rede LN mais fácil de usar é um caminho melhor do que depender de blockchains alternativas.

Trajetória de David Marcus

Como dito, Marcus foi um dos cocriadores do projeto Diem, bem como da carteira digital Calibra (que virou Novi). Antes disso, ele atuou como presidente do PayPal.

Marcus ingressou no Facebook em 2014 como chefe do Messenger. Ele ajudou a introduzir os serviços de pagamento na plataforma. Em 2018, ele se tornou o chefe das operações de blockchain do Facebook, quando iniciou a Libra e a carteira Calibra. Por fim, em 2020, Marcus tornou-se chefe do Facebook Financial. A última realização do executivo foi o lançamento da carteira Novi em outubro de 2021.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, no final de 2021, Marcus anunciou que deixaria a Meta, após passar sete anos na empresa.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.