Notícias

Os fabricantes estão dificultando o SegWit para se valerem do ASICBoost?

A batalha continua na fronteira dos fabricantes de mineradoras, muitos boatos circulam no Twitter e demais redes sociais com alguns pivôs que se sobressem nessa briga dentre eles Greg Maxwell (CTO da Blockstream) e Jihan Wu (CEO da Bitmain). E agora o principal boato diz que os fabricantes estão dificultando o SegWit esperando que o ASICBoost gere mais lucro conforme divulgado.

Então vamos a uma breve comparação desse assunto:

  • ASICBOOST que já falamos anteriormente é uma tecnologia quase patenteada desenvolvida por Timo Hanke e Sergio Damián Lerner. Que se aproveita do que Maxwell descreveu como uma “vulnerabilidade” no sistema de trabalho do Bitcoin, que na realidade é uma nova maneira de processar os blocos com um pré-processamento que facilita o trabalho da mineradora ASIC sendo cerca de 20% mais eficiente.
  • SEGWIT ou Segregated Witness, uma atualização proposta para o protocolo Bitcoin, pode se tornar a nova iteração do código Bitcoin. A adoção por parte dos mineradores está atualmente em torno de 25%. Isso tudo para resolver um problema que vem desde a primeira transação de Bitcoin (vamos detalhar isso melhor em outro post). Mas o que vale aqui lembrar é que uma vez que um minerador muda para o SegWit ele para de minerar os blocos anteriores que não tem SegWit, e aqui gera-se um gap que traz uma reluta por parte de alguns super mineradores.

Greg Maxwell publicou uma notícia em um email sem apontar a ninguém dizendo que grandes fabricantes estão utilizando hoje o que ainda não existe oficialmente, o mencionado ASICBoost, e muitos especulam quem seriam esses fabricantes, e quem seriam os beneficiários deste novo e lucrativo modo de minerar bitcoin.

Quando analisamos os dados dos pools de mineração dos maiores do “cartel” de mineradoras, vemos uma possibilidade de que Maxwell esteja falando a verdade, pois o principal pool de mineração da Bitmain tem seus blocos minerados cerca de 100kB menores que os de outros pools, essa diferença começou a aparecer em Fevereiro, coincidentemente no mês que o whitepaper do Timo e Lerner estava em teste e sendo compilado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Se isso for verdade ao invés de aderirem ao SegWit eles irão dificultar a migração dos mineradores para manter o lucro em suas mãos até que a popularização do ASICBoost torne-se uma realidade. Mas até lá somente eles se beneficiariam desta tecnologia.

Interessante essa discussão será, e se for verdade o cartel das mineradoras ira impactar no Ecossistema do Bitcoin. Com certeza este post não será o último sobre o assunto, e acreditamos que o futuro está incerto.

Compartilhar

This website uses cookies.