Categorias Notícias

OriginalMy lança ferramenta para combater golpes em negociações P2P

A startup brasileira OriginalMy anunciou nesta terça-feira, 27 de agosto, o lançamento do Valida P2P, uma ferramenta que serve para combater golpes em negociações P2P de criptomoedas.

Segundo Edilson Osório Jr, fundador da OriginalMy, a ferramenta tem como objetivo auxiliar o processo de verificação de identidade de vendedores P2P e, dessa forma, evitar golpes nesse tipo de negociação.

“Eu disponibilizei essa ferramenta pela OriginalMy de forma gratuita, pensando em como contribuir para a comunidade depois de uma série de golpes P2P envolvendo a clonagem de números de WhatsApp”, explicou Osório.

Com a nova ferramenta, o usuário pode utilizar o seu smartphone e um QR code para validar a identidade do vendedor P2P. Para isso, basta escanear o código enviado pelo vendedor no aplicativo da OriginalMy, o Blockchain ID. Ao fazer isso, o cliente pode verificar a identidade e constatar que se trata do verdadeiro negociador.

Como utilizar

Para utilizar a ferramenta de verificação é muito simples. Ao fazer uma negociação com um vendedor P2P, basta o cliente pedir para o vendedor P2P enviar o QR code da Blockchain ID dele – gerado no site da ferramenta. Feito isso, o cliente faz a verificação do código do P2P no site e, ao fazê-lo, a real identidade do vendedor (o nome e o Blockchain ID do mesmo) aparecerá, juntamente com a sua Blockchain ID. A imagem abaixo mostra um exemplo de um perfil verificado com a Blockchain ID.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Através desse procedimento, os riscos de fraudes por meio da clonagem de perfis de vendedores são muito reduzidos, pois a Blockchain ID é muito mais segura e difícil de hackear.

“Com esse procedimento, não adianta o golpista clonar o número de WhatsApp, pois o cliente pode verificar a Blockchain ID do vendedor, que é muito mais segura e difícil de fraudar do que o número de celular”, explica Edilson.

O aplicativo Blockchain ID gera uma identidade digital em blockchain, mas associada a dados reais do vendedor. Com isso, a checagem de identidade pode ser feita de forma simples e rápida.

“Normalmente, os usuários não utilizam assinaturas criptográficas porque o processo é manual e tem a usabilidade complicada. A ideia é simplificar o processo, sem comprometer a segurança. Recebemos feedbacks riquíssimos da comunidade e algumas coisas já foram aplicadas. Espero mesmo que possamos contribuir para trazer mais segurança ao mercado”, destacou Osório.

A ferramenta de validação já encontra-se disponível para download em versão beta. Para utilizá-la, basta clicar neste link e seguir as instruções.

Leia também: Solução de autenticação de ID da OriginalMy também é aplicada à Troca Ninja

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.