OpenSea lança protocolo para negociar novos tipos de tokens

A plataforma OpenSea lançou um novo protocolo, intitulado Seaport, em 20 de maio. De acordo com o anúncio, o Seaport tem como objetivo negociar novos tipos de tokens dentro da rede Ethereum. Todos os desenvolvedores, criadores de conteúdo e colecionadores poderão aproveitar a novidade.

O Seaport está adotando uma abordagem diferente para o modelo padrão de negociação da NFT. Em primeiro lugar, ela busca facilitar os acordos entre vendedor e comprador. A plataforma também vai oferecer coleções em vários formatos. Além do popular ERC-721 – o padrão usado nos NFTs – os vendedores podem oferecer itens no formato ERC-20, ERC-721 ou ERC-1155.

Este processo será automatizado e governado pelo contrato inteligente descentralizado, de acordo com o anúncio.

“Toda listagem de portos marítimos consiste na mesma estrutura básica, incluindo uma carga útil aprimorada de assinatura EIP-712. Esta assinatura descreve claramente o que pode ser gasto e o que será recebido de volta por quem”, disse a plataforma.

Marketplace da NFT automatizada

O anúncio explicou como o Seaport facilitará as transações. De acordo com a OpenSea, o novo sistema elimina transferências redundantes facilitará “transações novas e eficientes”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Nesse sentido, as transações redundantes consomem uma maior quantidade de taxas (gas), o que congestiona a rede. Os congestionamentos, por sua vez, impedem que as operações sejam aprovadas rapidamente.

Junto com a otimização de taxas, o Seaport traz outras funções. Entre elas estão as “zonas” e “canais” que melhoram o processo de transação, permitem troca e impedem o abuso do sistema.

O Seaport também suporta “Tipping”, que permite que interfaces alternativas incluam suas próprias taxas e facilitem listagens dinâmicas. Na prática, opera uma maior concorrência entre as taxas, beneficiando o usuário.

Por fim, a OpenSea frisou que a plataforma é totalmente de código aberto. Isto é, qualquer pessoa poderá construir suas aplicações dentro do Seaport.

“O OpenSea não controla ou opera o protocolo Seaport. Seremos apenas um, entre muitos, construindo aplicações no topo desse protocolo compartilhado”.

O Seaport foi auditado pelo OpenZeppelin e eles também estão iniciando um concurso de auditoria de duas semanas com o Code4rena. Este concurso dará um prêmio de US $ 1 milhão para quem encontrar falhas no protocolo.

Ecossistema NFT

O mercado da NFT também sofreu com as perdas das criptomoedas como um todo. De acordo com o explorador de dados Nonfungible, os números de vendas em dólares caíram 67% nos últimos 20 dias. De de mais de US $ 60 milhões por dia no início de maio,o valor chegou a US$ 25 milhões no dia 20.

O número de vendas era superior a 100 mil por dia no início do mês, mas também caiu forte. Até a semana passada, uma média de apenas 23 mil NFTs estavam sendo negociados por dia.

A Cryptoslam relata que a coleção de NFT Otherdeed, ligada aos Bored Apes, foi a mais popular nos últimos sete dias, com cerca de US$ 27 milhões em vendas secundárias no período.

Leia também: Nasdaq perde mais que o Bitcoin com aversão dos investidores ao risco

Leia também: GameStop lança carteira de criptomoedas e NFTs

Leia também: Balenciaga, do tênis com aparência de sujo, agora aceita pagamento em criptomoedas

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.