OpenSea bane carteiras que interagiram com Tornado Cash

A sanção do popular mixer de criptomoedas Tornado Cash pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos segue fazendo “estragos” na comunidade cripto.

Isso porque a plataforma de compra e venda de NFTs OpenSea está começando a banir carteiras de usuários que interagiram, de alguma forma, com o mixer de criptomoedas Tornado Cash.

De acordo com relatos compartilhados no Twitter, a OpenSea está alegando que essas contas vão contra os Termos de Serviço da empresa. Contudo, a empresa não menciona como razão para isso a sanção ao misturador de criptomoedas pelos EUA.

OpenSea bane contas por sanção ao Tornado Cash

O usuário John Doe divulgou o e-mail que recebeu da OpenSea informando sobre o banimento de sua conta. No texto, a plataforma de NFTs diz que o usuário perdeu o seu acesso à conta na OpenSea. Além disso, disse que as eventuais coleções de NFTs do usuário foram removidas da plataforma:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Olá, sua conta com o endereço de carteira de foi banida porque vai contra nossos Termos de Serviço. Isso significa que você não tem mais acesso à sua conta OpenSea. Suas coleções e quaisquer itens dessas coleções foram removidos da lista e não poderão ser descobertos por outros. Você pode cancelar qualquer oferta ativa e listagem que você fez usando o OpenSea aqui. Se você acha que houve um erro, entre em contato com nossa equipe em support.opensea.io para obter ajuda.”

Junto ao print do e-mail, Doe escreveu: “Você está falando sério, OpenSea? Só porque eu usei mineração de anonimato em Tornado Cash antes?”

Em resposta, muitos sugeriram que os usuários migrassem para a LooksRare em vez da OpenSea. Mas nem a OpenSea nem a LooksRare se pronunciaram oficialmente sobre o suposto banimento de contas que interagiram com o Tornado Cash.

Outro usuário disse que a OpenSea não é uma plataforma descentralizada. Por isso, não oferece privacidade aos seus usuários:

“Se você quer jogar com shitcoins, pelo menos use a Monero. Todo o resto é super centralizado e não oferece privacidade nenhuma. Especialmente com NFT, que deve ser rastreável para funcionar”, tuitou ele.

Sanção ao Tornado Cash

Conforme noticiou o CriptoFácil, os EUA sancionaram o Tornado Cash na última segunda-feira (8). Como resultado da proibição, todos os cidadãos do país estão proibidos de realizar operações pelo serviço.

Além disso, qualquer endereço de carteira que tenha utilizado o Tornado Cash também virou alvo das sanções. Ou seja, os endereços não poderão realizar ou receber transações de e para nenhuma empresa ou pessoa que more nos EUA.

No dia seguinte, o cofundador do mixer, Roman Semenov, foi expulso do GitHub. Além disso, a emissora da stablecoin USDC, a Circle, congelou os fundos de carteiras ligadas ao Tornado Cash.

Depois disso, um indivíduo anônimo resolveu “trollar” celebridades e pessoas conhecidas do mercado cripto. Esse usuário enviou frações de Ether (ETH) para as carteiras desses “famosos” a partir de uma conta vinculada ao Tornado Cash. Devido à sanção, isso pode causar problemas para os destinatários das criptomoedas.

Leia também: Bitcoin reage após anúncio da FED sobre desaceleração da inflação

Leia também: Curve sofre ataque em seu DNS e hackers roubam R$ 3 milhões

Leia também: Vitalik Buterin lista ideias ‘valiosas’ para desenvolvedores trabalharem

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.