Notícias

Oi e fintech brasileira usam WhatsApp e blockchain para enviar auxílio durante crise do coronavírus

Na esteira de auxílios prestados às pessoas em dificuldade durante a crise causada pelo coronavírus, Oi e a fintech de pagamentos Conta Zap disponibilizaram uma plataforma baseada em blockchain que permite transações financeiras por meio do WhatsApp.

De acordo com o portal Teletime, cerca de 2 mil famílias em Maceió, capital do estado de Alagoas, receberam auxílios de R$ 200,00 cada por meio do WhatsApp.

WhatsApp e blockchain se unem

A iniciativa tem o nome de Zap do Bem, organizado por um grupo de empresários para realização de ações durante a pandemia. Criado pela fintech Conta Zap, que tem como premissa possibilitar às pessoas realizarem transações financeiras pelo WhatsApp por meio de uma plataforma blockchain, o projeto logo recebeu apoio da Oi e outras companhias.

De acordo com a reportagem, Oi e Conta Zap já possuíam um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) envolvendo o lançamento futuro de uma plataforma de carteiras digitais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme já relatado pelo Valor Econômico em fevereiro de 2020, as contas digitais da Conta Zap utilizam blockchain, enquanto a Amazon Web Services atual como centro de dados da plataforma. Além disso, ela conta com o apoio de Bradesco e Matera, empresa que já trabalha com outros bancos digitais. 

Há ainda um cartão de crédito vinculado à conta, de bandeira Mastercard.

Mais sobre a iniciativa

Rodrigo Abreu, CEO da Oi, afirmou que a atual iniciativa tem um objetivo duplo: ajudar as famílias necessitadas e testar o uso das contas digitais. Abreu declarou:

“Decidimos já disponibilizar a plataforma para essa iniciativa em Alagoas por entender se tratar de uma solução de uso simples, rápido e que pode fazer a diferença na vida de pessoas muito necessitadas nesse momento tão crítico. Acreditamos que esse movimento tem potencial para se espalhar para outras áreas vulneráveis do Brasil, e será incrível poder ajudar a quem mais precisa nesse momento.”

Apesar do apoio da Oi, clientes de qualquer operadora podem utilizar o serviço e requerer o auxílio, sendo necessário apenas uma conta no Whatsapp e a realização de um cadastro.

A iniciativa de contas digitais para pagamentos vinculadas a aplicativos de mensagens segue modelos como o da China, onde os pagamentos eletrônicos já representam 50% dos meios utilizados no país.

Leia também: Blockchain.com e Binance.com estão entre os sites mais falsificados do mundo

Leia também: “Bitcoin Cash e BSV são inúteis, já EOS e NEO são golpes que não fazem nada”, diz investidor da eToro

Leia também: CVM determina suspensão imediata de empresa de Forex no Brasil

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.