Mercado

Oferta de Bitcoin em circulação atinge menor valor da história

De acordo com as últimas estimativas, faltam 157 dias para o quarto halving do Bitcoin (BTC). Mas enquanto o corte na emissão não ocorre, os investidores já estão diminuindo a oferta de Bitcoin naturalmente. Ou seja, estão retirando mais BTC do mercado, reduzindo a oferta para compra.

O último relatório semanal da Glassnode trouxe dados a respeito da “oferta disponível” do Bitcoin. Ou seja, a quantidade de BTC que está disponível nas exchanges para compra e venda. A Glassnode aponta que esta quantidade está no menor valor em toda a história do Bitcoin.

Aperto da oferta de Bitcoin

O relatório fala sobre três estágios principais, cada um fornecendo informações valiosas sobre o mercado. O primeiro gira em torno da oferta “disponível e ativa”, que mede o volume de BTC em circulação ativa disponível para negociação. Nesse sentido, a oferta de BTC está em 2,33 milhões, pouco mais de 15% de todos os BTC em circulação.

Este estágio abrange moedas com até 155 dias, que estatisticamente são as que têm maior probabilidade de serem gastas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, o relatório também mostra a oferta “mais quente”, que envolve Bitcoins com menos de um mês (1,39 milhões de BTC) e juros em aberto de futuros (410 mil de BTC), servindo como uma representação da “exposição de oferta” nos mercados de derivativos.

Coletivamente, este volume de “oferta quente” constitui cerca de 5% a 10% da oferta circulante ativamente envolvida nas negociações diárias. E esse dado é o menor da série histórica de dados do BTC.

Passando para a segunda fase, a medição das taxas da fase de “oferta, armazenamento e poupança” revelou uma diminuição da oferta disponível, indicando um notável movimento de BTC saindo das exchanges e da negociação ativa. Isso mostra uma tendência visível para o armazenamento em carteiras offline e de longo prazo.

As taxas de acumulação de todas as entidades que detêm menos de 100 BTC excederam as novas emissões desde fevereiro de 2022. Isto marcou o período mais longo e sustentado da história.

A terceira fase centra-se na análise do impacto dos fluxos de capitais na avaliação de mercado. Ao aproveitar o valor de mercado realizado como um proxy para compreender as entradas e saídas de capital e a rotação de ativos, descobriu-se que a oferta e a liquidez do Bitcoin são bastante restritas.

Estratégia de redução do Bitcoin pela metade

O halving se destaca como um dos eventos mais esperados do calendário do Bitcoin. Ele ocorre a cada 210.000 blocos, o que dá cerca de quatro anos, e reduz a taxa de emissão de novos BTC em 50%. No entanto, a data e hora exatas são desconhecidas devido à “variabilidade natural e natureza dos blocos de mineração”.

No entanto, aqueles que negociam em torno destes ciclos de halving obtêm potencialmente melhores retornos do que aqueles que compram e mantêm. Isso foi especulado pelo veterano comercial Plan B, que recentemente observou que a maioria dos aumentos nos preços do Bitcoin ocorreu próximo aos três eventos anteriores do halving.

De acordo com suas estimativas, os traders ativamente envolvidos especificamente durante os eventos de halving podem ter experimentado retornos de até 2.500%.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.