Notícias

O Que Você Precisa Saber Sobre a Próxima Versão do Bitcoin Core

Enquanto a última versão do Bitcoin Core presenciou o lançamento gradual do SegWit (uma proposta que visa alterar as transações para aumentar a escalabilidade da rede), os desenvolvedores estão aos poucos melhorando Bitcoin de outras maneiras.

Nova versão do Bitcoin Core

A próxima versão 0.14.0 – aproveita melhor o desempenho de códigos para futuras atualizações. A versão será disponibilizada uma vez que a versão beta seja completamente testada com sucesso pelos desenvolvedores.

Como explica o engenheiro Chaincode Russell Yanofsky:

“Houve muitas melhorias contínuas desempenho e nos códigos de rede – tornando-o mais sustentável. Os desenvolvedores estão estabelecendo novas bases, fazendo toda essa limpeza para torná-lo um sistema multi-threaded para que possa ocorrer novas atualizações”.

Acelerando downloads

Você poderia argumentar que a execução de um nó completo é a melhor maneira de aproveitar a capacidade única do bitcoin para minimizar confiança em terceiros.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Usar os recursos da wallet no Full Node é a forma mais “pura” de enviar e receber pagamentos, bem como para garantir uma melhor segurança e privacidade das transações. Pelo menos, isso é comparado com as Wallet SPV mais populares, baseadas em celulares, que armazenam uma fatia menor de informações nos bloco e, como resultado, exigem mais confiança nos mineradores da rede.

No entanto, executar um Full Node continua ainda ser uma dor de cabeça para boa parte dos usuários, uma vez que requer o download de cada transação enviada desde que o bitcoin surgiu há quase 10 anos.

Talvez a maior melhoria de desempenho em 0.14.0 é que os Full Nodes inicialmente podem sincronizar com a rede mais rapidamente. Embora o tamanho total de armazenamento é o mesmo, em um teste de execução, 0.14.0 sincronizou 5.7x mais rápido do que 0.13.2, a versão anterior, de acordo com os desenvolvedores.

Isto é obtido com “blocos válidos assumidos”, que separam dois processos: verificação no histórico de assinaturas e pontos de verificação, onde hashes de blocos velhos são hardcoded no software para impedir ataques de negação de serviço (DDoS).

Além disso, enquanto os usuários tiveram a opção de “eliminar” a cadeia de blocos por um tempo, agora o 0.14.0 tem disponível uma opção de “deletar manualmente”, onde os usuários podem usar uma opção de linha de comando para interromper informações de bloco e como resultado, reter uma versão menor do Blockchain.

Transações “presas” na Blockchain

A ideia é que as transações de bitcoin as vezes são lentas para serem adicionadas ao Blockchain, já que há espaço limitado em cada bloco do Bitcoin. E, uma vez que os mineradores têm alguma escolha sobre quais transações válidas são colocadas em cada bloco, eles são mais propensos a incluir transações com uma taxa mais elevada.

Com uma fee de rede “conservadora”, Yanofsky explicou, “…você não tem certeza de quando sua transação será inclusa em um bloco”. No entanto, você pode acelerá-lo usando o bumpfee para substituir a transação antiga por uma nova que tenha uma fee mais alta anexada a ela.

“Anteriormente você ficaria preso porque não iria enviar um novo pagamento, se ambos passarem, então você pagaria duas vezes”, Afirmou em entrevista.

A funcionalidade é desativada por padrão, mas os usuários podem ativá-la usando a linha de comando, que  é um recurso que pode ser particularmente útil à medida que os blocos estão se enchendo.

Bumpfee usa Opt-in Replace-by-Fee (RBF), uma característica que foi disponibilizada anteriormente que permite aos usuários trocar transações não confirmadas com aqueles com uma taxa mais elevada. O desenvolvedor James Hilliard falou sobre os benefícios da tecnologia em geral – alguns deles a longo prazo.

“É algo importante para coisas como a rede Lightning, que precisa de confirmações de transações confiáveis”, disse ele.

Embora o bumpfee usa uma versão em que os usuários podem usar Opt-in Replace-by-Fee para transações substituíveis, vale a pena notar que uma versão completa, em que todas as transações bitcoin usa o recurso, já foi controverso no passado.

Alterações na rede

Há muitas outras mudanças, algumas das quais visam otimizar o processo de mineração. Uma alteração na velocidade de processamento dos blocos reduzindo a redundância de verificação de assinaturas em blocos, enquanto que o “modo de alta largura de banda” pode acelerar a propagação de blocos através da rede em alguns casos.

“A versão 0.14 tem muitas otimizações, como otimizar o desempenho da rede”, acrescentou Hilliard.

Além disso,o desenvolvedor do Bitcoin Core, Cory Fields, finalmente chegou à versão 0.14.0, após quase dois anos de trabalho. A esperança é que ele irá abrir o caminho para futuras atualizações e ajudar os novos desenvolvedores a fazer sentido a codebase mais rápido.

Embora, como muitas das outras mudanças incluídas na liberação, não é algo que os usuários vão ??notar de imediato – pelo menos não ainda.

E você o que achou dessas novas atualizações?

Compartilhar
Tayrone Santos

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ?: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

This website uses cookies.