Money Block

O que torna os investidores vítimas da disputa entre Binance e FTX?

A disputa entre FTX e Binance, duas das principais exchanges de criptomoedas, capturou os holofotes. Desde que a CoinDesk publicou o artigo “Divisões no Império Cripto de Sam Bankman-Fried distorcem o balanço da Alameda, Seu Titã de Negociação”.

Os detentores de FTT e investidores de FTX passaram os últimos dias com medo. Enquanto isso, todos na comunidade de criptomoedas estão perguntando se a FTX será a próxima Luna ou Three Arrows Capital.

O que aconteceu com a FTX?

De acordo com o relatório da CoinDesk, o balanço da Alameda Research, empresa de negociação de criptomoedas de propriedade do Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, contém uma grande quantidade de FTT e SOL, sendo o primeiro o token nativo da FTX, enquanto Solana é um projeto de investimento chave de Sam Bankman-Fried.

Em outras palavras, a maioria das participações da Alameda são ativos intimamente relacionados ao Sam Bankman-Fried. Quando os ativos líquidos primários de uma empresa são emitidos por outra empresa, criada pelo fundador da primeira, o valor real de seus ativos torna-se questionável. Afinal, parece que o fundador está tentando obter algo com nada, e está apenas manipulando o mercado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Desde que o relatório foi divulgado, muitos investidores de criptomoedas temem que a Alameda possa se tornar insolvente, assim como a Three Arrows Capital e a Celsius, reduzindo assim o preço do FTT e colocando em risco seus ativos armazenados na FTX.

Adicionando lenha na fogueira, o fundador da Binance, CZ, postou uma série de tweets direcionados dizendo que a Binance decidiu liquidar o FTT restante em seus registros, que a exchange recebeu como parte da saída da Binance das ações da FTX no ano passado. Liquidar o FTT é uma maneira de mitigar os riscos que a Binance aprendeu com o colapso da LUNA, acrescentou.

Os tweets de CZ sobre o FTT

A Binance tem uma enorme participação em FTT que vale centenas de milhões de dólares. Quando decidir despejar sua participação, o mercado se tornará volátil. Além disso, o colapso da LUNA mencionado por CZ fez os usuários da FTX entrarem em pânico.

A fim de mitigar possíveis riscos, os usuários da FTX começaram a retirar suas criptomoedas. Enquanto isso, muitos deles twittaram que suas retiradas não chegaram conforme o programado. Parece que no mercado de criptomoedas ninguém confia na FTX.

Usuários da FTX reclamando no twitter sobre o atraso na retirada de criptomoedas

Ao mesmo tempo, de acordo com estatísticas on-chain, a FTX está transferindo fundos de outras plataformas para hot wallets, tentando resolver o problema de retirada.

Grandes transferências relacionadas as hot wallets da FTX

O que levou à crise de retirada?

Embora tanto o Sam Bankman-Fried quanto a FTX continuem twittando que têm fundos suficientes para cobrir as participações dos investidores, a série de incidências desencadeou uma crise de confiança.

De retiradas de criptomoedas atrasadas, devido aos ativos insuficientes em hot wallets oficiais, até a transferência de fundos de outras plataformas, os usuários foram levados a acreditar que a FTX usou seus ativos para obter lucros em outras plataformas.

Alguns investidores ainda acreditam que a crise é causada simplesmente devido à briga no Twitter iniciada pelo CZ. Apesar disso, na realidade, se a FTX não fizesse uso indevido dos ativos e conseguisse responder prontamente a cada solicitação de retirada, a crise de confiança não explodiria em primeiro lugar.

Ao longo da história das criptomoedas, muitas exchanges faliram devido a saques atrasados. Recentemente, tais incidentes aconteceram com o Poolin. O pool de mineração alegou que o atraso foi causado por problemas de liquidez, por fim teve que emitir tokens IOU (I-Owe-You – em tradução livre: eu te devo) com datas de vencimento incertas, uma tática ruim de autoengano.

Além do Poolin, a plataforma de negociação de criptomoedas Hoo também suspendeu sua função de retirada devido a problemas de fluxo de caixa e lançou um plano de conversão de dívida em token semelhante.

Ambas as plataformas não responderam aos pedidos de retirada porque usaram os ativos dos investidores para fazer investimentos, e as perdas que sofreram devido ao colapso da LUNA fizeram com que nenhuma plataforma pudesse preencher a lacuna, resultando em retiradas atrasadas/suspensas.

Além de Poolin e Hoo, muitas outras empresas de criptomoedas, incluindo Three Arrows Capital, Celsius e BlockFi, faliram porque desviaram os ativos de seus usuários e investidores para outros fins.

Quando a extrema volatilidade do mercado atingir, essas empresas enfrentarão liquidação e despejarão seus ativos e, quando descobrirem que a lacuna é grande demais para preencher, as únicas vítimas serão os investidores que lutam para retirar suas criptomoedas.

Os problemas de liquidez são realmente justificados na indústria de criptomoedas?

Pessoas com uma visão enviesada contra as criptomoedas costumam criticar o setor por escândalos como crises de liquidez, embora tais incidentes sejam comuns nas finanças tradicionais, como a falência do Lehman Brothers em 2008.

No entanto, o fato de algo acontecer não significa que seja justificado. No espaço cripto, as crises de liquidez nunca aconteceriam se as plataformas não usassem mal o ativo de seus usuários, e essas crises poderiam ter sido resolvidas de maneira aberta e transparente.

As pessoas que entram no espaço das criptomoedas criticam a falta de transparência das finanças tradicionais, mas a indústria de criptomoedas também sofre com o mesmo problema na forma de crises de liquidez.

Felizmente, nem todos os adeptos às criptomoedas deixaram de lado suas motivações originais. Por exemplo, a CoinEx, exchange de criptomoedas comprometida em eliminar as restrições das finanças tradicionais, ainda respeita seus usuários.

Com o objetivo de permanecer aberta e transparente, a exchange nunca faz uso indevido dos ativos dos usuários e promete processar todos os saques imediatamente, garantindo o propósito das plataformas de negociação cripto.

Embora as plataformas possam não se preocupar com a velocidade dos depósitos e saques, para os investidores cada segundo é importante ao negociar criptomoedas. Este ano, quando o OP da Binance foi lançado, os investidores levaram mais de 12 horas para receber seus depósitos.

Como resultado, muitos deles perderam o melhor momento e tiveram que assistir à queda de preço. Na CoinEx, por outro lado, os usuários podem depositar e retirar rapidamente seus ativos, tendo assim seus direitos e interesses resguardados o tempo todo.

As criptomoedas continuam sendo uma indústria emergente e muitos problemas aguardam soluções. Dito isso, as plataformas que usaram indevidamente os ativos dos usuários e criaram alta alavancagem foram todas punidas e eliminadas.

A história nos diz que qualquer esforço para se livrar dos trapaceiros acabará sendo em vão, e o bom dinheiro expulsará o mau.

Apenas plataformas responsáveis ​​como a CoinEx, que foca nas necessidades dos investidores de varejo, ganharão uma grande base sólida de usuários.

Aviso: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo

Leia também: 1º ano da ViaBTC Capital: Impulsionar o progresso da indústria blockchain com força e compromisso

Leia também: PIX: parceria entre CoinEx e LoopiPay facilita compra e venda na exchange

Leia também: Ferramenta de movimento de mercado da CoinEx coloca usuários a frente

Compartilhar
Money Block

Money Block é o braço de conteúdo de parceiros do CriptoFácil.

This website uses cookies.