Segurança

O que são Scams e Rug Pulls?

Se você investe em criptomoedas a algum tempo, eventualmente você já ouviu falar de algum amigo que caiu em um golpe e acabou perdendo dinheiro tentando investir em criptomoedas.

Existem mais de 10 mil criptoativos no mercado e alguns milhares – senão milhões – de coleções NFT. Neste universo ocorrem muitos roubos e golpes, assim, temos nomes específicos para cada um deles, vamos entender o que é cada um, como eles funcionam e de que forma podemos evitá-los.

O que é scam?

Os scams estão mais ligados a falsificações, eles está relacionado a esquemas de ações fraudulentas e enganosas que visam obter vantagens financeiras, assim como os rug pulls que é falado logo abaixo. A princípio o tipo mais tradicional de golpe é quando uma empresa ou usuário apresenta uma proposta de investimento que promete grandes retornos em pouco tempo. Em geral, caracterizam-se por muitas promessas, pouca informação e pouco profissionalismo.

Entre os principais tipos de scams temos:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Lançamentos falsos

Cópias de criptomoedas que vão ser lançadas. Os golpistas lançam essas cópias para tentar enganar os investidores que pretendem comprar o token em seu lançamento e compra o token errado.

Coleções NFTs falsas

Pode ser feito em seu lançamento ou não, são cópias de coleções NFTs que não são as verdadeiras, dessa forma as pessoas podem comprar a coleção acreditando ser a real e perder ou muito dinheiro ou até mesmo ter sua wallet hackeada.

Criptomoedas falsas

Semelhante às coleções NFT, uma criptomoeda que é a cópia de uma real e você compra por engano acreditando ser a real. Além de após a compra ser difícil ou impossível vendê-las, você pode também ter sua carteira hackeada acessando o site da criptomoeda falsa.

Sites falsos

Como dito no tópico anterior, os sites falsos têm o intuito de convencer você a conectar a sua wallet ao site deles e dar a permissão para que eles transfiram suas criptomoedas a eles sem que você perceba. Geralmente os golpistas fazem isso enviando centenas de tokens que não valem nada para sua carteira e ao pesquisar esses tokens e acessar o site você toma o golpe.

O que é rug pull?

Rug pull é quando os criadores do projeto atraem investidores, fazem promessas e após isso pegam todo o dinheiro e abandonam o projeto. Eles drenam ao máximo todo dinheiro do projeto e somem, deixando o projeto morrer.

Normalmente, quando o preço atinge um certo teto, os desenvolvedores rapidamente retirarão dinheiro do ecossistema e desaparecerão completamente.

Temos dois tipos de rug pulls, os “Hard rug pull” e os “Soft rug pull”. Enquanto o hard rug pull, os desenvolvedores do projeto incrementam no contrato inteligente o roubo e preparam para roubar o máximo desde o início. O soft rug pull funciona diferente, ele ocorre de forma sútil, os criadores constroem o projeto, o crescem. Porém, exploram o projeto e roubam gradualmente, seja prometendo doações, mas roubando, seja retirando fundos da empresa e prejudicando o projeto no longo prazo.

Como evitar?

No fim temos alguns métodos que ajudam a evitar que você sofra algum desses roubos. Dessa maneira, é bom evitar clicar em links que te enviem nas redes sociais, estejam eles com promessas, com sorteios ou apenas convidando para algo. É muito comum e você receberá dezenas de mensagens como essas como golpe.

É muito importante também evitar conectar sua carteira de criptomoedas em sites desconhecidos ou cópias de sites reais, muito cuidado para que você sempre acesse os sites oficiais. Uma ótima forma é sempre buscar os links ou os contratos das criptomoedas em sites maiores como coinmarketcap, coingecko, entre outros.

Nesse meio a atenção e os cuidados é extremamente importante. Dessa forma, você precisa ficar sempre atento, se acostume a sempre conferir e nunca confiar, é uma frase muito dita por investidores do meio.

Compartilhar
Gabriel Madureira

Estudante de ciência e tecnologia na UNIFESP, possui 3 anos de experiência em criptomoedas e 6 anos no mercado tradicional. Trabalha também produzindo conteúdo sobre DeFi nas redes sociais.

This website uses cookies.