Categorias Notícias

O que pode acontecer com o Bitcoin? Veja o infográfico da escalabilidade

Uma série de propostas de melhoria na rede do Bitcoin está chegando nas próximas semanas. Essas melhorias podem resultar em uma bifurcação da rede (hard fork) ou talvez simplesmente pode manter o seu estado atual.

Embora pareça provável que pelo menos uma entre em vigor, ainda não está claro qual proposta (ou propostas) será ativada, o que significa que, por enquanto ficaremos monitorando quanto apoio cada proposta realmente receberá – e quando.

Em artigos separados, cobrimos as duas propostas principais, SegWit2x e BIP148, bem como a forma do BIP91 parece moderar entre elas.

Mesmo assim, entender como as propostas interagem pode ser uma tarefa difícil.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Hoje, 76% do hashrate de mineração do bitcoin está sinalizando para o BIP91. Se não atingir o limite necessário de 80% por um período de 336 blocos até 1 de agosto, então o BIP148 entrará em ação, iniciando uma série de “se” e “quando”.

Para te ajudar a entender, fizemos uma “linha de tempo” para mostrar as várias formas em que o drama da escalabilidade do bitcoin pode se desenrolar:

Definições

  • BIP: “Bitcoin Improve Proposal” ou proposta de melhoria para o Bitcoin.
  • SegWit2x (BTC1): Apoiado por empresas de mineração e startups, esta proposta além de ativar o SegWit através de um soft fork imediato, busca aumentar o tamanho do bloco através de um hard fork, que deve ocorrer três meses depois.
  • Segregated Witness (SegWit): Proposto por voluntários do Bitcoin Core em 2015, o SegWit visa aumentar a capacidade da rede e resolver a maleabilidade das transações através de um soft fork, ou seja, um upgrade de software que pode funcionar mesmo se alguns usuários/mineradores não fizerem update no seu software.. Sua proposta (BIP141) exige que uma maioria de 95% dos mineradores sinalize a atualização em duas semanas.
  • BIP91: Criado pelo engenheiro da BitmainWarranty James Hilliard, o BIP91 procura ativar a atualização do SegWit pelo SegWit2x antes de 1 de agosto, tornando a proposta compatível com o BIP148. O BIP91 exige que 80% dos mineradores de bitcoin sinalizem suporte para uma ativação, e um período de sinalização mais curto do que o BIP141.
  • BIP148: Usa um mecanismo mais antigo para fazer alterações na rede do Bitcoin, chamado de “user-activated soft fork” (UASF). Isso requer cerca de 50% dos pools de mineração para suportar a mudança. Sem esse suporte, o BIP148 poderia ativar e dividir a rede em duas blockchains concorrentes.
  • Bitcoin ABC: Uma versão do cliente bitcoin que apaga o SegWit e permite um tamanho de bloco dinâmico. Foi proposto pela primeira vez em reação à ideia de um UASF, que tem alguma oposição por partes da indústria. Se o Bitcoin se separar por causa do BIP148, o cliente Bitcoin ABC será lançado em outra blockchain.

Se você possui fundos em exchanges ou carteiras on-line, recomendamos a leitura do artigo “Como proteger seus bitcoins de um possível hard fork“, para se preparar e evitar perder seu investimento.

Compartilhar

This website uses cookies.