Categorias Notícias

O Bitcoin já foi chamado de Ecash; Conheça o rascunho do white paper do BTC

Pode parecer uma frase estúpida mas é preciso ser dita: o Bitcoin não “nasceu” do nada. Seu white paper, lançado no dia 31 de outubro de 2008, não foi um “livro sagrado” que veio dos céus para iluminar a humanidade, uma interessante história antecede todo o seu desenvolvimento.

E, nesta história, o Bitcoin foi chamado inicialmente de Ecash ou Eletronic Cash Without a Trusted Third Party (Dinheiro eletrônico sem um terceiro de confiança, em tradução livre). O nome foi dado por Satoshi Nakamoto na primeira versão (até agora conhecida) do white paper da principal criptomoeda do mercado.

Na época, em 22 de agosto de 2008, Nakamoto iniciava a troca de correspondências com Wei Dai que havia, em outra época, criado o BMoney, uma proposta de moeda digital tal qual o DigiCash de David Chaum. Surpreendentemente, Nakamoto desconhecia a proposta de Dai, que também havia sido compartilhada e debatida no fórum Cypherpunk no qual Nakomoto publicaria depois o white paper original do Bitcoin.

De: “Satoshi Nakamoto” <satoshi@anonymousspeech.com> 
Enviado: sexta-feira, 22 de agosto de 2008 16:38 
Para: “Wei Dai” <weidai@ibiblio.org> 
Cc: “Satoshi Nakamoto” <satoshi@anonymousspeech.com > 
Assunto: Citação da sua página de b-money


“Eu estava muito interessado em ler sua publicação sobre o b-money. Estou me preparando para lançar um artigo que amplie suas ideias em um sistema de trabalho completo. Adam Back (hashcash.org) notou as semelhanças e apontou-me para o seu site.

Preciso descobrir o ano da publicação da sua página do b-money para a citação no meu artigo. Será parecido com: 
[1] W. Dai, “b-money”, http://www.weidai.com/bmoney.txt, (2006?).


Você pode fazer o download de um rascunho de pré-lançamento em 
http://www.upload.ae/file/6157/ecash-pdf.html. Sinta-se à vontade para encaminhá-lo para qualquer pessoa que achar que estaria interessada.


Título: Dinheiro Eletrônico sem um Terceiro de Confiança

Resumo: Uma versão puramente peer-to-peer do dinheiro eletrônico que permitiria que pagamentos on-line fossem enviados diretamente de uma parte para outra sem o ônus de passar por uma instituição financeira. As assinaturas digitais oferecem parte da solução, mas os principais benefícios são perdidos se uma parte confiável ainda for necessária para evitar gastos duplicados. Propomos uma solução para o problema do gasto duplo usando uma rede peer-to-peer. A rede registra as transações de timestamps, transformando-as em uma cadeia contínua de prova de trabalho baseada em hash, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer a prova de trabalho. A cadeia mais longa não serve apenas como prova da sequência de eventos testemunhada, mas prova de que ela veio do maior conjunto de poder da CPU. Enquanto os nós honestos controlarem a maior parte da potência da CPU na rede, eles podem gerar a cadeia mais longa e superar qualquer atacante. A rede em si requer estrutura mínima. As mensagens são transmitidas com base no melhor esforço, e os nós podem sair e se juntar à rede à vontade, aceitando a mais longa cadeia de prova de trabalho como prova do que aconteceu enquanto eles estavam fora.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como pode ser observado, antes de enviar o e-mail para Dai, Nakamoto já havia remetido um rascunho do paper para Adam Back, que sugeriu uma leitura ao projeto de Wei Dai. Este último, por sua vez, ao receber o e-mail de Satoshi, respondeu:

Oi Satoshi, o b-money foi anunciado na lista de discussão cypherpunks em 1998. 
Aqui está o post arquivado: 
http://cypherpunks.venona.com/date/1998/11/msg00941.html
Há algumas discussões sobre isso em 
http://cypherpunks.venona.com/date/1998/12/msg00194.html.
Obrigado por me informar sobre o seu trabalho. Vou dar uma olhada e informá-lo se tiver algum comentário ou pergunta.”

Excluindo o nome, o rascunho pouco foi modificado antes de ser publicado e, devido à atenção dada por Dai e em outros relatos da época, quando foi lançado, o Bitcoin não gerou um “frenesi” de otimismo e pode-se dizer até que foi lhe dada pouca atenção, pelo menos até 2009, quando o software foi oficialmente lançado.

Você pode conferir o rascunho do Ecash (Bitcoin) aqui e o white paper original aqui.

Leia também: Entenda de maneira fácil o White Paper do Bitcoin

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.