Categorias Notícias

Número de Ethereum (ETH) em staking quebra recorde em janeiro

O hard fork Shapella, que ocorreu na rede Ethereum em 2023, foi uma atualização controversa que despertou temores de pressão de venda. Isso porque a atualização liberou os saques de Ether (ETH) em staking, que ficaram bloqueados após a atualização The Merge. Mas os dados mais recentes mostram que o staking ganhou força na segunda maior blockchain.

Em janeiro de 2024, dados do IntoTheBlock revelaram que os usuários deixaram aproximadamente 30 milhões de ETH nos protocolos de staking. Ou seja, uma taxa de participação superior a 24% da oferta circulante. Trata-se de um recorde histórico desde a implementação do Proof of Stake (PoS).

Por outro lado, apenas 11% da oferta total de ETH está disponível para venda nas exchanges centralizadas. Em outras palavras, os usuários estão mantendo seus ETH ganhando juros ao invés de vendê-los.

Aumento na quantidade de ETH em staking. Fonte IntoTheBlock.

Shapella: do temor ao sucesso

Analisando os números mais recentes, é evidente que a tão comentada atualização Shapella não levou o ETH a ter uma queda generalizada de preço. Ela permitiu que os usuários sacassem seus ETH do staking, mas apenas uma minoria sacou de fato suas criptomoedas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mesmo com a introdução do novo recurso que permite o saque, o valor em staking atual é de 29,13 milhões de ETH, representando 24,2% da oferta total. E como mostra o gráfico do IntoTheBlock logo acima, a tendência é de alta nessa quantidade.

A taxa de staking do Ethereum é uma métrica composta por dois componentes: recompensas por deveres da camada de consenso e taxas de transação prioritárias. Os usuários recebem as recompensas com base no cálculo da rede, que prioriza a segurança da blockchain.

As taxas de transação, por outro lado, são influenciadas pela demanda de uso do Ethereum, normalmente aumentando quando surgem novas informações ou oportunidades. Quanto maiores as taxas, maiores as recompensas aos stakers que deixam seus ETH travados.

Como tal, expandir a base de utilizadores e os casos de utilização da taxa de staking do Ethereum é crucial para melhorar a segurança da rede, atrair novos investimentos em ETH e estabelecer ligações entre ativos digitais e finanças tradicionais.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.