Categorias Notícias

Novo presidente do Bacen cita blockchain em seu discurso de posse

O novo presidente do Banco Central do Brasil (Bacen) Roberto Campos Neto tomou posse nesta quarta-feira, 13 de março, em Brasília, e durante seu discurso destacou que pretende intensificar o desenvolvimento de aplicações envolvendo novas tecnologias dentro da instituição, entre elas, a blockchain.

Campos Neto destacou a blockchain como importante na área de pagamentos instantâneos, open banking e centrais de garantia.

“Nesse sentido é importante reduzir os custos operacionais e burocráticos e facilitar a entrada de pequenas e médias empresas e de investidores estrangeiros. Para garantirmos a inserção do país no mercado internacional, é preciso, através de uma agenda de simplificação, fomentar a disponibilização de ferramentas de hedge cambial voltadas a investimentos de mais longo prazo”, avaliou.

Alem disso, o novo presidente frisou a importância do Banco Central em avançar em outras pautas, antevendo uma mudança no papel da instituição.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Precisamos agora avançar em outras dimensões, fundamentais para o desenvolvimento pleno do mercado financeiro brasileiro e, em colaboração com outros órgãos de governo, dar um foco especial no mercado de capitais”, afirmou.

.Roberto Campos Neto defende a autonomia do Banco Central. Foto: FOTO DIDA SAMPAIO / ESTADÃO

Com mostra o jornal Estado de São Paulo, Campos Neto elencou também um conjunto de medidas que ele pretende tomar para ampliar o mercado de capitais no país. Em termos de inclusão, ele citou o fomento ao uso de soluções financeiras promovidas por fintechs e o fortalecimento de programas de microcrédito, além do estímulo ao cooperativismo.

O economista e presidente da ABCripto, Luiz Calado, este presente na posse do novo Presidente do Bacen e declarou que nutre uma expectativa positiva com a nova gestão do Banco. “Sempre estive muito próximo do Banco Central e realizei muitos eventos com diversos presidentes da instituição. A posse de Campos Neto pode ser muito positiva para a industria cripto/blockchain”, declarou.

Como mostrou o Criptomoedas Fácil, antes mesmo de sua posse, o novo presidente já vinha defendendo a importância do ecossistema cripto/blockchain e, em sua carta enviada ao Senado, antes da sua aprovação, afirmou que vinha estudando a tecnologia.

“Tenho estudado e me dedicado intensamente ao desenho de como será o sistema financeiro do futuro. Participei de estudos sore blockchain e ativos digitais. Uma das contribuições que espero trazer para o Banco Central é preparar a instituição para o mercado futuro, em que as tecnologias avançam de forma exponencial, gerando transformações mais aceleradas”, afirmou na carta que encaminhou ao Senado.

Integrando a nova equipe do Banco Central também esta o Diretor de Organização do Sistema Financeiro João Manoel Pinho de Mello que também tem frisado a importância da blockchain e destacou que tanto a cadeia de blocos, como inteligência artificial, identidade digital, pagamentos instantâneos e open banking “estão alterando os modelos de negócios e os serviços financeiros”.

Leia também: Aprovado pelo Senado, novo presidente do Bacen estuda Bitcoin e defende blockchain

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.