Novo golpe utiliza conta verificada no Twitter para enganar investidores de criptomoedas

O Twitter é o novo alvo de criminosos que tentam ganhar dinheiro se passando por empresas relacionadas às criptomoedas, porém a nova tática utilizada é bastante preocupante: os fraudadores utilizam contas do Twitter que aparecem com o status “verificado” pela rede social, o que causa a falsa sensação de credibilidade nos usuários.

Na semana passada, descobriu-se que fraudadores estavam fazendo um movimento de criar contas no Twitter que se passavam pela Fundação Tron e pelo seu fundador Justin Sun, conforme relatado pela BuzzFeed. Foi descoberto que uma das falsas contas verificadas em questão, a @TronFoundationl, copiou o conteúdo real do Twitter da Fundação Tron e até chegou a duplicar sua média de postagens diária, alertando os usuários a ter cuidado com as contas falsas.

A falsa conta no Twitter enganou os usuários ao publicar um link para uma carteira de criptomoeda em que solicitava doações em Ethereum, prometendo enviar de quatro a 10 Ether de volta para os primeiros 200 usuários que efetuassem as “contribuições”. Na verdade, o movimento parece ser uma escalada de tentativas anteriores de defraudar os usuários do Twitter, onde os golpistas simplesmente criaram suas próprias contas fraudulentas na tentativa de copiar desenvolvedores e outras pessoas bem conhecidas do universo cripto.

Apesar das regras do Twitter exigirem que as contas percam seu status de verificadas quando mudam seus nomes, várias contas fraudulentas conseguiram manter seus crachás de verificação, que são representados por uma marca azul ao lado do identificador da conta.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Se uma conta altera o nome de usuário, ela deve perder seu status verificado”, disse um porta-voz da empresa. “Qualquer instância de que isso não esteja ocorrendo é um erro”.

A questão até chamou a atenção do fundador da rede social Jack Dorsey, que comentou publicamente nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, que eles descobriram o problema e estão corrigindo o processo.

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.