Categorias Notícias

Novo estudo descarta a relação entre o Tether e o preço do Bitcoin

Um novo estudo publicado pela Universidade de Queensland chamou a atenção do mercado de criptomoedas nesta semana. O autor do estudo Wang Chun Wei explica que as emissões de Tether (USDT), stablecoin cujo valor é atrelado ao dólar (USD), não têm um efeito significativo sobre as flutuações de preço do Bitcoin.

O estudo aponta que de fato existe uma relação positiva entre a emissão de USDT e o subsequente aumento do comércio de criptomoedas. No entanto, Wei afirma que não há evidências de que essa emissão tenha manipulado o preço do Bitcoin ou de outras moedas. A principal conclusão no estudo é que “é improvável que a manipulação do Tether tenha causado o rally do Bitcoin em 2017”.

No entanto, Wei argumenta que as concessões do USDT propõem uma relação leve com algumas oscilações de preços entre a emissão de USDT e o volume de negociação, e que a negociação da stablecoin até aumentou os períodos de retornos negativos do Bitcoin.

Ele também observa que descobriu que as emissões de USDT foram programadas para acompanhar as quedas do Bitcoin, confirmando outro estudo de Griffin e Shams que afirma que as aquisições de USDT são programadas para acompanhar as quedas do Bitcoin, para que aquela possa ser usada para dar suporte aos preços do Bitcoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Muitos outros analistas ficarão felizes em discordar de Wei. Alguns acreditam que, embora existam muitos fatores que afetam os movimentos de preços do Bitcoin, os ciclos de alta costumam ser correlacionados com novas emissões de USDT. O fato de que a Tether Limited, empresa responsável pelo USDT, está emitindo novos tokens é um sinal de que mais capital está chegando aos mercados de criptomoedas.

Os tokens são criados quando indivíduos ou organizações depositam dólares físicos em contas bancárias de reserva da Tether. Além disso, há analistas que afirmam que o USDT está cada vez mais impactando os preços de criptomoedas menores, como EOS e NEO, em vez das altcoins de grande valor de mercado.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.