Categorias Notícias

Nike recebe patente para tokenizar tênis na blockchain do Ethereum

A gigante do setor esportivo Nike recebeu uma patente para tokenizar seus calçados na blockchain do Ethereum, projeto que ganhou o apelido de “CryptoKicks”. No registro, publicado no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA que data desta terça-feira, 10 de dezembro, a Nike afirma que pretende gerar identificações exclusivas e criar tokens ERC 721 para alguns produtos. A ideia é garantir a autenticidade dos tênis Nike. As informações são do site de notícias Cointelegraph.

A patente detalha que os usuários devem comprar tênis físicos da Nike para “desbloquear” os tokens, que serão posteriormente vinculados a IDs exclusivos. Esse procedimento servirá para a identificação do proprietário enquanto que o token servirá para representar um tênis digital, o CryptoKicks, e também para registrar as especificações do produto, como: cor, estilo e planos de fundo. O documento destaca:

“Um usuário pode comprar um novo par de tênis altamente procurados de um fornecedor verificado, que pode fornecer registros de proveniência autenticados para os tênis. (…) Depois de receber a caixa de sapato que contém os tênis comprados, o usuário digitaliza a caixa UPC com um recurso de leitura de código de barras em um aplicativo de tênis operando no smartphone do usuário.”

Caberá ao proprietário também definir o limite de réplicas que serão produzidas do seu par de sapatos. Além disso, há um recurso que permite conceder a outras pessoas o direito de mesclar designs de calçados. Isso porque quando um calçado é vendido, o token digital é repassado junto ao produto físico e a propriedade desses token é gerenciado em um aplicativo dedicado. 

A patente também sugere que, por meio do ativo digital, tanto os produtos tangíveis quanto aos tênis digitais poderão ser transacionado de forma segura:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Usando o ativo digital, o comprador pode negociar ou vender com segurança o par de sapatos tangível, trocar ou vender o sapato digital, armazenar o sapato digital em uma carteira de criptomoeda ou outro armário de blockchain digital, misturar ou” criar “o sapato digital com outro sapato digital para criar “prole de sapato” e, com base em regras de fabricação aceitáveis, tenha a prole de sapato criada recentemente como um par de sapatos novo e tangível “, destaca a patente.

Leia também: Marca de tênis usará blockchain da Cardano para provar autenticidade de seus produtos

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.