Notícias

Neutrino, Utreexo, Beam e Grin; 2019 traz importantes desenvolvimentos para o ecossistema do Bitcoin

O início de 2019 ainda não marcou uma retomada no preço do Bitcoin, mas fixou o lançamento de importantes desenvolvimentos que podem impactar sua adoção no longo prazo, como o Mimblewimble por meio das propostas Grin e Beam, e até mesmo os trabalhos liderados por Jeff Garzik ,que vem atuando em um projeto chamado VeriBlock, que usa a blockchain do Bitcoin como uma espécie de “segurança particular” para outras criptomoedas.
O desenvolvedor e colaborador do Bitcoin Core Jimmy Song também revelou um protocolo que vem desenvolvendo com o intuito de ajudar a melhorar a privacidade em torno do Bitcoin. Song, deu luz à Neutrino (como é chamada a proposta) pela primeira vez em um artigo que escreveu para a Bitcoin Magazine e em uma entrevista a Tone Vays.
A proposta de Song é destinada a light wallets, “para obter os dados de que precisam, preservando a privacidade e sem confiar em um servidor central”. De acordo com o desenvolvedor, isso permitirá que as carteiras preservem a privacidade nas transações. Em seu repositório no GitHub, é possível baixa a wallet Lepton, uma carteira testnet, disponível para testar a prova de conceito do protocolo Neutrino.
Outra implementação que promete dar mais dinamismo ao Bitcoin foi apresentada por Tadge Dryja, cientista de pesquisa em criptomoedas do MIT, chamada de Utreexo e que tem como conceito simplificar um aspecto do código do BTC que leva a requisitos de armazenamento pesados ​​ao longo do tempo e que, pretendente diminuir de tal forma o conjunto de informações UTXO, que seria possível executar um nó completo da principal criptomoeda do mercado em um telefone celular.

A proposta de Dryja em si não é nova e outros desenvolvedores já se propuseram a realizar mudanças no UTXO, no entanto, o cientista foi o primeiro a criar um código funcional, ainda em prova de conceito, para a implementação. “O objetivo é basicamente o seu telefone poder executar um nó completo. Esse é o sonho”, disse Benedikt Bünz. que também vem trabalhando junto com Dryja na proposta.

A solução dos pesquisadores do MIT, que para ser implementada não necessitaria de um hard fork, ou seja, o que reduziria significativamente os obstáculos a sua implementação, chamou a atenção da equipe de desenvolvedores do Ethereum, que busca entender se a mesma tecnologia pode ser aplicada às soluções de segunda camada como o Plasma.

No entanto, os cientistas reforçam que há muito trabalho ainda a ser desenvolvido e que não há prazo para que Utreexo esteja realmente disponível, mas, todo o desenvolvimento que vem sendo feito em torno do Bitcoin mostra que o mercado em baixa não tem impedido que novas soluções sejam apontadas com o objetivo de aperfeiçoar o criptoativo, pelo contrário, como afirma o próprio Song, é neste momento que a produtividade aumenta.

“Eu acho que [BTC] é um ideal cypherpunk , por isso não é necessariamente sobre variação de preço. As pessoas que estão trabalhando nisso acreditam a longo prazo. Estamos nisso por um longo tempo. O preço do Bitcoin subindo pode ser uma grande distração para muitos desenvolvedores. Quando o preço está subindo, todos nós estamos pensando sobre quanto Bitcoin temos e o que podemos comprar, então é muito fácil se distrair quando há um mercado em alta. Durante um mercado em baixa, você não quer pensar muito sobre o preço. Em vez disso, você começa a trabalhar e a construir todo tipo de bens e serviços que possam ser úteis para as pessoas, e isso é uma coisa boa”, disse.

Leia também: Grin ganha a simpatia de maximalistas de Bitcoin

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.