Categorias Notícias

NEAR Protocol revela violação de dados de e-mail e SMS ligados a carteiras de usuários

Mais uma exploração de dados envolvendo protocolos de criptomoedas ocorreu. Dessa vez, o alvo foram os dados de e-mail e de SMS ligados a carteiras de usuários do Near Protocol (NEAR).

Quem fez a revelação foi a própria empresa em um post em seu blog na última quinta-feira (4). No publicação, a empresa informou que no dia 6 de junho a equipe da NEAR Wallet recebeu um relatório de bug indicando terceiros haviam acessado informações confidenciais de usuários.

Vazamento de dados

A carteira do NEAR Protocol em wallet.near.org permite que os usuários adicionem opções de recuperação da conta. Isso inclui, por exemplo, os dados de e-mail ou números de telefone para recuperação por SMS. De acordo com o post, o problema foi resolvido no mesmo dia.

“Embora a equipe estivesse ciente dessa ameaça e tivesse o cuidado de limpar os dados coletados pelo serviço de terceiros, uma alteração de código resultou na coleta de dados confidenciais para alguns usuários que usaram recuperação de e-mail ou SMS em suas carteiras”, disse a equipe NEAR.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Apesar disso, a equipe informou que hackers éticos da chamada Hacxyk detectaram o problema e enviaram as suas descobertas para a equipe de segurança da NEAR. De acordo com o protocolo, os hackers foram recompensados pelo reporte.

Então, a equipe da NEAR Wallet disse que corrigiu a situação, limpou todos os dados e identificou as pessoas que poderia acessar esses dados.

“Até o momento, nós não encontramos indicadores de comprometimento relacionados à coleta acidental desses dados, nem temos motivos para acreditar que esses dados persistem em qualquer lugar”, disse a equipe.

Por fim, o post da NEAR afirma que, apesar disso, não vai mais permitir que os usuários criem contas usando e-mail ou SMS para recuperação.

Além disso, o protocolo recomenda que os usuários que usaram opções de recuperação via e-mail ou SMS alternem suas chaves, habilitando um dispositivo Ledger ou a segurança de senha. Em seguida, devem desativar a recuperação de e-mail ou de SMS.

Chaves podem ter sido comprometidas

O Hacxyk disse ao The Block que o terceiro em questão é o Mixpanel, um serviço de análise. Além disso, o grupo revelou que as chaves privadas também podem estar comprometidas.

“Nós acreditamos que a natureza é muito semelhante ao hack recente da carteira Slope em Solana. Em suma, as frases iniciais vazaram para o terceiro Mixpanel, um serviço de análise, quando os usuários escolheram e-mail ou sms como o método de recuperação de frases iniciais. Isso significa que as frases iniciais dos usuários estão armazenadas no servidor do Mixpanel”, disse o Hacxyk.

Impacto no token NEAR

Por ora, a revelação não afetou de forma negativa o token nativo do protocolo NEAR. No momento da escrita desta matéria, o preço do token está em R$ 26,69 tendo saltado cerca de 18% nas últimas 24 horas.

Gráfico de preço do token NEAR nas últimas 24 horas. Fonte: CoinMarketCap

Leia também: Expansão de NFTs da Meta faz token se valorizar 46% em 24 horas

Leia também: Token UNI acumula valorização de 150%: veja se vale a pena comprar

Leia também: Ações da MicroStrategy sobem 14% após Michael Saylor deixar o cargo de CEO

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.