Categorias Notícias

Navegador da Microsoft combate malware de mineração de criptomoedas

A Microsoft anunciou que, em breve, os usuários de seu navegador, o Microsoft Edge poderão contar com uma nova ferramenta que promete combater malwares de mineração de criptomoedas. Isso permitirá navegar na Web sem o risco de fazer o download acidental desses software maliciosos. 

O gerente de programa da Microsoft, Eric Lawrence, publicou um tuíte dando mais detalhes sobre a nova função do Edge. Na rede social, Lawrence explicou que trata-se de um recurso mais avançado do que os bloqueadores de malware SmartScreen (da Microsoft) e SafeBrowsing (do Google Chrome). 

O post foi uma resposta a Amitai Rotten, gerente de produtos da Microsoft Defender ATP, que havia anunciado a disponibilidade da ferramenta anti-crapware em uma versão beta do Edge. Rotten disse que o recurso, que costumava ser apenas corporativo, mas que agora estará disponível para os consumidores, pode impedir que outros aplicativos indesejáveis, como adwares e barras de ferramentas, sejam baixados.

De acordo com Lawrence, o recurso do Edge bloqueá tanto downloads que têm códigos potencialmente indesejados quanto mineradores de criptomoedas ou spammers de notificação. 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Habilitanto/Desabilitando a ferramenta

O novo recurso do Edge será opcional. Isso quer dizer que o usuário poderá ativá-lo e desativá-lo quando desejar. Para habilitar o recurso, basta acessar as configurações de privacidade e serviços do navegador e selecionar a opção “Bloquear aplicativos potencialmente indesejados”.

Ataque recente de malware

Os ataques de mineração de criptomoedas estão em alta. Prova disso é que recentemente, conforme noticiou o CriptoFácil, a Microsoft identificou um malware de mineração de criptomoedas em um fundo de tela que contém uma foto da lenda do basquete Kobe Bryant, morto num acidente de helicóptero no último dia 26 de janeiro.

Na ocasião, a Microsoft informou que o seu sistema de defesa contra programas maliciosos, o Defender SmartScreen, bloqueou o site responsável pela disseminação do malware. Mesmo assim, fez um alerta para que os usuários não baixassem a imagem.

Leia também: Microsoft encontra malware de mineração em fundo de tela com imagem Kobe Bryant

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.