Mercado

Nasdaq vai lançar serviço próprio de custódia de criptomoedas

A Nasdaq, uma das maiores bolsas de valores do mundo, planeja lançar seu serviço de custódia de criptomoedas até o final do primeiro semestre.

A iniciativa faz parte do esforço de empresas tradicionais do mercado financeiro para desempenhar um papel de intermediação de criptomoedas após uma série de falências no setor.

Com isso, a Nasdaq se juntará ao BNY Mellon e à Fidelity, entre outras grandes empresas, que oferecem custódia de Bitcoin e criptomoedas.

O projeto da Nasdaq, anunciado em setembro de 2021, marcará mais uma incursão da empresa no mundo cripto. Ela já tem parceria com outras empresas de criptomoedas como a brasileira Hashdex na criação de um índice usado pela corretora brasileira em ETFs e fundos da companhia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A custódia de ativos como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) seria o primeiro passo para construir um amplo conjunto de serviços para a divisão de ativos digitais do negócio, incluindo liquidação para instituições financeiras, segundo Ira Auerbach, vice-presidente sênior e head da Nasdaq Digital Assets.

Para lançar a novidade, a Nasdaq está avançando para obter toda a infraestrutura técnica necessária e aprovações regulatórias. A empresa solicitou ao Departamento de Serviços Financeiros de Nova York um estatuto de sociedade fiduciária de propósito limitado, entidade que supervisionaria o novo negócio.

Nasdaq

A onda de falências no setor de criptomoedas, que culminou na queda da exchange FTX em novembro de 2021, levou a uma maior demanda por serviços de custódia oferecidos por empresas tradicionais.

Com o desaparecimento da corretora de criptomoedas preferida de empresas de trading e outros investidores profissionais, as companhias tradicionais estão ocupando o espaço.

Enquanto algumas empresas estão oferecendo guarda de ativos digitais, outras estão concentrando esforços na tokenização de ativos tradicionais, como títulos, na esperança de que a tecnologia blockchain, que surgiu com o Bitcoin, torne a negociação e o processamento dos ativos mais eficientes.

A Nasdaq também está de olho nesse mercado, já que possui uma plataforma de negociação de títulos. A empresa tem planos de lançar uma plataforma de negociação de ativos tokenizados no futuro.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.