Mercado

Nasdaq planeja oferecer custódia de Bitcoin e Ether para investidores institucionais

A Nasdaq Inc., empresa multinacional de serviços financeiros que opera no mercado de ações NASDAQ, está planejando oferecer aos seus investidores institucionais o serviço de custódia de criptomoedas.

Inicialmente, conforme noticiou a Bloomberg nesta terça-feira (20), a Nasdaq planeja oferecer a custódia de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH). A informação foi confirmada pelo vice-presidente executivo da empresa e chefe de mercados norte-americanos, Tal Cohen.

Caso a Nasdaq obtenha a licença para seu uma custodiante de ativos digitais, a empresa passará a concorrer com gigantes do mercado cripto como Coinbase, Anchorage Digital e BitGo, por exemplo. Além disso, empresas financeiras como BNY Mellon e State Street, também já oferecem esse serviço.

“A custódia é fundamental”, disse Cohen em entrevista. “Na parte de trás da custódia, podemos começar a desenvolver outras soluções, oferecer serviços de execução, serviços de liquidez e pensar em como apoiar novos mercados.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Questões regulatórias

Cohen disse ainda que, por ora, a Nasdaq não tem planos de lançar uma exchange de criptomoedas. Mas a empresa pode reavaliar essa possibilidade a depender do ambiente regulatório e do cenário competitivo.

Ainda segundo o executivo, um ambiente regulatório pode oferecer oportunidade para a Nasdaq. Isso porque a empresa sabe “como operar sob regimes regulatórios”.

“Nós continuamos inovando sob as regras da estrada. Abraçar a regulamentação como ela vem é algo que fazemos. E as instituições querem que operemos sob essa estrutura”, completou.

De acordo com o executivo, para liderar a nova unidade de ativos digitais, a multinacional já contratou Ira Auerbach. Ele administrava os serviços de corretora da exchange de criptomoedas Gemini.

“Acreditamos que esta próxima onda da revolução será impulsionada pela adoção institucional em massa”, disse Auerbach em entrevista. “Não consigo pensar em lugar melhor para trazer essa confiança e marca ao mercado do que a Nasdaq.”

Auerbach vai ser o vice-presidente sênior e chefe da nova unidade de serviços digitais. Segundo ele, a equipe está procurando construir internamente, mas também vai fazer contratações, totalizando 40 pessoas até o final do ano.

Nasdaq Digital Assets

Paralelamente a isso, a Nasdaq anunciou a criação da “Nasdaq Digital Assets”, o novo negócio que visa impulsionar o setor de ativos digitais.

Conforme explica o anúncio à imprensa, o lançamento está em linha com a ideia da Nasdaq de tornar a participação institucional mais ampla nos ativos digitais, fornecendo soluções focadas em custódia, liquidez e integridade aprimoradas.

“A Nasdaq Digital Assets baseia-se nas soluções bem-sucedidas que nós introduzimos nos últimos anos para atender ao ecossistema de ativos digitais. Isso inclui, por exemplo, a tecnologia de mercado para exchanges de ativos digitais, ofertas anti-crime cripto-nativas e soluções de índices relacionados a criptomoedas para produtos negociáveis.” disse Adena Friedman, presidente e CEO da Nasdaq.

Ainda segundo o comunicado, a unidade com foco em criptoativos vai desenvolver uma solução de custódia avançada. Essa solução, por sua vez, vai reunir os melhores atributos de carteiras de criptomoedas quentes e frias.

Conforme destacou Cohen no anúncio, a Nasdaq está em uma posição única para abordar os pontos problemáticos do setor, melhorando a liquidez, a escalabilidade e a resiliência. Assim, a ideia é gerar maior confiança no ecossistema de ativos digitais.

Leia também: SEC sugere que todas as transações no Ethereum estão sob jurisdição dos EUA

Leia também: ‘Faraó do Bitcoin’ terá que depositar R$ 19 bilhões para pagar investidores

Leia também: ETHW lança ponte entre blockchains; preço sobe 40%

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.