Categorias Notícias

Nasdaq anuncia suporte para Bitcoin, Litecoin e Stellar

A NASDAQ, bolsa de valores dos Estados Unidos e uma das principais do mundo, anunciou que irá fornecer suporte a três ativos digitais: Bitcoin (BTC), Litecoin (LTC) e Stellar Lumens (XLM).

No começo do mês, a empresa já havia anunciado que tinha planos para trabalhar com ativos digitais, porém não tinha divulgado detalhes sobre quais ativos poderiam ser integrados à plataforma. Na ocasião, Adena Friedman, CEO da bolsa, elogiou o potencial da tecnologia blockchain como ferramenta responsável por “retirar riscos do sistema financeiro”.

Parcerias e desenvolvimento de plataforma

Para dar suporte aos criptoativos, a bolsa norte-americana realizará uma parceria com a Gemini, exchange fundada pelos gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss. A Nasdaq fará sua estréia no mercado de criptomoedas com planos futuros adicionais para estabelecer uma exchange própria no futuro.

SegundoAdena Friedman, os planos para desenvolvimento da plataforma responsável pelas negociações dos ativos digitais começaram a ser executados. Ela, no entanto, não informou uma previsão de data para o lançamento.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mesmo sem data definida, o anúncio de uma plataforma de negociação de ativos digitais feito por uma das maiores bolsas do mundo certamente irá trazer uma grande expectativa, além da possibilidade de mais avanços para este mercado.

Com o anúncio, a Nasdaq junta-se a outras bolsas ao redor do mundo que já trabalham ou planejam trabalhar com algum suporte aos ativos digitais, como o caso das bolsas de Chicago (também nos Estados Unidos) e de Stuttgart, na Alemanha.

O efeito Winklevoss

A parceria da Nasdaq com a Gemini reúne uma gama de contrastes, embora ambas empresas possuam semelhanças. As duas atuam em segmentos ligados ao setor de tecnologia e lidam com a negociação de ativos.

Entretanto, enquanto a Gemini possui apenas quatro anos de fundação (em 2016 tornou-se a primeira exchange do mundo a ter licença oficial para negociar Ether), a Nasdaq possui a tradição a seu favor, com quase meio século de operação.

A parceria anunciada tem o potencial de trazer vantagens múltiplas para as duas empresas. A Gemini poderá utilizar as ferramentas e tecnologias da Nasdaq para aumentar a segurança e monitorar as atividades de comércio em tempo real. Enquanto a Nasdaq fornecerá suporte ao mercado de ativos digitais enquanto trabalha no desenvolvimento de sua própria plataforma de negociação desses ativos.

Boas notícias aos “hodlers”

Sem dúvidas, os investidores de cada um dos ativos cujo suporte foi anunciado têm muito o que comemorar com essa notícia.

Potencialmente, a Stellar Lumens tem mais a se beneficiar com a adoção por parte da Nasdaq. Ocupando o 8º lugar entre os ativos digitais mais valiosos segundo a ferramenta Coinmarketcap, ela tem se mantido estável mesmo com as turbulências do mercado, graças aos anúncios de parcerias com empresas como a IBM.

A Litecoin também tende a se beneficiar com o suporte. O 6º ativo digital com maior valor de mercado, fundada pelo ex-desenvolvedor do Google e da Coinbase Charlie Lee através de um hard fork do Bitcoin, a moeda é popular por suas velocidades de processamento mais rápidas e por taxas de transação mais baixas do que o Bitcoin.

Já o “rei do pedaço” não é nenhuma surpresa. Líder no mercado de criptomoedas, o Bitcoin é também o ativo digital mais antigo e mais aceito no mercado. Com um valor estimado de US$128 bilhões, no momento desta matéria, nenhuma outra moeda virtual chega perto de seu tamanho ou domínio no espaço. Portanto, sua presença na plataforma da Nasdaq pode ser dada como certa.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.