NASA mira blockchain para proteger dados de vôo de aeronaves

A NASA, Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço, está examinando a tecnologia blockchain como meio de garantir a privacidade e a segurança dos dados de vôo de aeronaves, conforme mostra o artigo publicado pela Coindesk.

Ronald Reisman, engenheiro de computação aeronáutica do Centro de Pesquisas Ames da NASA, publicou um artigo na segunda-feira, 07 de janeiro, sugerindo que a blockchain e os contratos inteligentes podem ajudar a mitigar alguns problemas de segurança.

A partir de 1º de janeiro de 2020, os EUA receberam autorização da Administração da Aviação Federal (FAA) para usar um novo sistema de vigilância – ADS (Automatic Dependent Surveillance Broadcast – ADS-B) – que transmitirá publicamente a identidade, posição e outras informações das aeronaves.

Isso elevou as preocupações de segurança entre as partes interessadas, disse Reisman em seu artigo, explicando que o sistema ADS-B “não inclui provisões para manter essas mesmas opções de privacidade de aeronaves, nem aborda o potencial de falsificação, negação de serviço e outros fatores de risco bem documentados”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

As empresas de aeronaves civis prefeririam manter alguns dados privados, ele escreve, por exemplo, para combater os executivos de rastreamento como parte das operações de espionagem corporativa.

Enquanto isso, os dados de tráfego de aeronaves militares são definidos pelo Departamento de Defesa como “informações que, se reveladas, revelariam vulnerabilidades na infra-estrutura crítica do DoD e, se exploradas, provavelmente resultariam na interrupção, destruição ou dano significativo de ou para operações, propriedade ou instalações do DoD”.

Considerando a sensibilidade dos dados de tráfego aéreo relacionados, a necessidade militar de confidencialidade “provavelmente permanecerá decisiva em sua adoção e uso de ADS-B”, escreve Reisman.

Para abordar essas e outras questões, o pesquisador apresenta um protótipo no papel, apelidado de Infraestrutura Blockchain de Aviação (ABI), baseado no Hyperledger Fabric e em contratos inteligentes, que permite o controle sobre quais dados são compartilhados pública ou privadamente com entidades autorizadas.

Por exemplo, informações sobre o estado da aeronave, como altitude, velocidade do ar indicada, rumo, etc, podem ser mantidas seguras por um canal privado, enquanto informações do plano de vôo, como tipo de aeronave, origem, destino, rota arquivada etc, podem ser publicadas em um canal público para acesso a membros aprovados.

Reisman diz:

“Propomos usar uma estrutura de blockchain ‘levemente permissionada’ para permitir que os sistemas ADS-B atendam ou excedam os mesmos níveis de privacidade e segurança atualmente fornecidos pelos sistemas baseados em radar do NAS [Sistema Nacional de Espaço Aéreo].”

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.