Categorias Notícias

Não há consenso para implementação do ProgPoW no Ethereum

Como noticiou o CriptoFácil, a implementação do algoritmo ProgPoW no Ethereum vem gerando desconforto entre desenvolvedores e a comunidade ETH. Se antes a ativação parceria estar 100% acordada, agora, ao que parece, não há qualquer consenso sobre o algoritmo que tem como finalidade impedir a centralização da mineração com equipamentos ASIC.

Petição contra ativação

No mais recente episódio deste conflito, o organizador da ETHBoston, Justin Leroux, iniciou uma petição para que o ProgPoW não seja ativado pois, segundo ele, a mudança não tem apoio da comunidade. A petição é assinada por mais de 70 pessoas, incluindo Hayden Adams, CEO e fundador da Uniswap, Andrew Keys, cofundador da DARMA Capital e Tim Coulter, CEO da Truffle Suite.

Como o Ethereum é uma plataforma global com um grupo grande e diversificado de partes interessadas, é fundamental que as principais mudanças no protocolo tenham um objetivo claro e amplo suporte. O EIP-1057 carece claramente desse suporte, mas a ativação ainda está sendo considerada (…) Alterar o algoritmo de hash Eth1 neste momento na evolução da Ethereum semeia a divisão da comunidade e introduz riscos técnicos em um momento em que esforços e atenção devem ser focados em outros lugares”, diz a petição.

A petição assinala uma grande divisão em torno da proposta que também não tem consenso entre os principais desenvolvedores do ETH. Recentemente, eles entraram em conflito com James Hancock, após ele ter declarado a imprensa que o EIP 1057, (que ativa o ProgPoW seria implementado em julho de 2020.

EIP-1962 também gera controvérsias

Porém, embora o ProgPoW tenha sido anunciado para julho, desenvolvedores presentes no evento, discordaram do anúncio de Hancock. Além disso, declaram que o debate é sobre a liberação da atualização, juntamente com o EIP-1962. Segundo eles, isso ainda não envolve uma data, já que o tema deve ser novamente debatido na próxima conferência de desenvolvedores.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Para ajudar a complicar o debate, o EIP-1962 também está cheio de controvérsias. Isso porque os desenvolvedores de Geth e Parity pensam que o EIP é muito grande para ser adicionado ao mesmo tempo do EIP 1057. Desta forma, não há qualquer definição sobre o que pode e o que não pode ser implementado no hard fork de julho.

A mudança para ProgPoW não é apenas um hard fork que ativa um novo mecanismo de mineração. Afinal, ele muda totalmente a rentabilidade do consenso no Ethereum. Embora venha sendo debatido há mais de dois anos, as principais perguntas sobre ele ainda não foram respondidas, como: se o ProgPoW é seguro, se realmente impede o desenvolvimento de uma ASIC, se o ASIC resultará na centralização do poder da computação e se o Ethereum precisa mesmo de resistência à ASIC.

Há também um jogo “político” em torno da proposta já que há diferentes players estão defendendo suas ideias e negócios. A exemplo da equipe de desenvolvimento, os desenvolvedores de Dapps, as mineradoras, os titulares de moedas, polls e até a NVIDIA e outros fabricantes de chips de GPU. De certa forma, cada um destes vem trabalhando pelos seus interesses neste jogo sobre atualizar ou não.

Leia também: Desenvolvedor da Ethereum relata avanços e problemas na implementação do ETH 2.0

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.