Categorias Notícias

“Não estamos dispostos a aprovar um ETF de Bitcoin”, diz comissária da SEC

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) não está disposta a aprovar um ETF lastreado em Bitcoin pois o órgão federal não compreendeu ainda todas as nuances do mercado, segundo uma de suas comissárias e o maior defensora de criptomoedas do órgão regulador norte-americano Hester Peirce.

“Na SEC, não estamos dispostos a aprovar um ETF de Bitcoin, um produto negociado em bolsa baseado no Bitcoin”, declarou Peirce.

Por outro lado, Peirce destacou que o fato do mercado de criptoativos não ser regulado é irrelevante para o órgão federal, que já aprovou a listagem de outros produtos do tipo que não tinha amparo legislativo.

“Há muitos mercados que não são regulamentados, mas, no entanto, construímos produtos em cima deles”, disse.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Peirce é uma grande defensora da listagem de um ETF de Bitcoin e, no início de fevereiro, argumentou que a palavra “criptomoedas” faz seus colegas comissários “tremerem”.

“Há grande interesse em produtos negociados em bolsa baseados em bitcoin ou outras criptomoedas. Como mencionei no passado, estou preocupada com o fato de que nossa abordagem a respeito desses produtos faça fronteira com a regulamentação baseada em mérito, o que significa que estamos substituindo nosso próprio julgamento pelo de potenciais investidores nesses produtos. Nós justamente culpamos os investidores por pularem cegamente em qualquer coisa rotulada como criptomoeda, mas às vezes parecemos ser igualmente impulsivos em fugir de qualquer coisa rotulada igualmente como criptomoeda. Devemos aos investidores sermos cuidadosos, mas também devemos a eles não definir seu universo de investimentos com base em nossas preferências”, declarou.

Como mostrou o Criptomoedas Fácil, foi iniciada uma espécie de “contagem regressiva para a aprovação do ETF de Bitcoin”, pois a SEC deu início ao prazo legal para avaliar a proposta de negociação com criptomoedas enviada pela Bolsa de Valores de Nova York, e, caso não se pronuncie oficialmente até a data, o ETF é aprovado automaticamente.

Hester Peirce é republicana de uma persuasão libertária, seguindo os passos de seu pai, também economista, que defendeu o governo de Ohio para o partido Libertariano em 2006.

O inicio das operações da Fidelity Digital Assets, o lançamento da Bakkt e até mesmo a moeda digital do JP Morgan podem exercer certa influência entre os comissários da SEC que, vendo o avanço de desenvolvimentos institucionais, podem considerar que o mercado tenha passado para um novo “nível”de maturidade.

Leia também: Comissária crypto-friendly da SEC confirma que órgão emitirá orientação sobre criptoativos em breve

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.