Tecnologia

Moradores de Buenos Aires poderão confirmar identidade via Ethereum

O avanço da tecnologia blockchain na Argentina traz uma nova era para a confirmação de identidade em Buenos Aires, com a chegada do projeto QuarkID. Este sistema de identidade digital autossoberana, que será em breve implementado na cidade, adota o zkSync, uma solução de escalabilidade da blockchain Ethereum, para garantir testes seguros e eficientes.

O QuarkID, um protocolo de código aberto apoiado por entidades públicas e privadas, modifica a maneira como os cidadãos gerenciam suas identidades digitais.

Integrando criptografia assimétrica e contabilidade distribuída de redes como Ethereum, Polygon, Rootstock e agora zkSync, o sistema permite que os indivíduos controlem suas informações pessoais de forma descentralizada através de um aplicativo móvel.

“Com a adoção do QuarkID e a utilização do zkSync, Buenos Aires e outras regiões da América Latina estão abrindo caminho para uma nova era de identidade digital segura e descentralizada, promovendo a privacidade e a proteção dos dados dos cidadãos em um mundo cada vez mais digitalizado e vulnerável a ataques cibernéticos”, destacou o especialita Clementin Fernando.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Confirmação de identidade via Ethereum

O uso da blockchain Ethereum, aliado ao zkSync, assegura a imutabilidade das informações, tornando-as invioláveis após a verificação. As provas criptográficas de conhecimento zero, implementadas através do zkSync, simplificam a validação de transações e contratos inteligentes, garantindo a confidencialidade das operações.

Além disso, o zkSync destaca-se por suas taxas de transação baixas, tornando-o uma escolha eficiente em termos de custo dentro das soluções de escalabilidade Ethereum.

O QuarkID é apoiado por entidades influentes, incluindo o Governo da Cidade de Buenos Aires, empresas como Extrimian, OS City e IOV Labs, e desenvolvedores como Matter Labs, criador do zkSync. Embora o lançamento oficial estivesse previsto para janeiro de 2023, o sistema ainda está em fase de testes com participantes selecionados.

A implementação do QuarkID não se limitará a Buenos Aires, estendendo-se a outras cidades e províncias da Argentina, como Vicente López, Luján de Cuyo, Mar del Plata, Salta e Entre Ríos. Além disso, o projeto será expandido para cidades no México e na Colômbia, conforme anunciado durante a conferência Devcon VI em 2022.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.