Categorias Notícias

Moeda digital da China já está sendo utilizada por 10 milhões de pessoas

Fan Yifei, chefe do Banco Popular da China, disse que a moeda digital do país (conhecida como DC/EP) está atualmente sendo testada em diversas regiões. Mais precisamente, ele revelou que o programa piloto já atingiu 10 milhões de usuários.

Além disso, Yifei afirmou que os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim são o próximo grande teste para a moeda digital da China.

De acordo com o vice-governador, os testes estão ajudando o banco central a avaliar o impacto que o renminbi digital terá sobre o sistema monetário, a política monetária e a estabilidade financeira.

CBDC da China

Yifei disse também que trabalhará duro para garantir que o impacto do sistema renminbi digital no macro seja minimizado por meio de negócios, tecnologia e elaboração de políticas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Estamos confiantes de que continuaremos a expandir o escopo do piloto, aumentando a ação para toda a China”, disse ele.

Falando propriamente sobre o design das moedas digitais, o vice-governador explicou que elas podem ser divididas em dois grupos: moedas digitais privadas e moedas digitais de banco central.

“O representante típico da moeda digital privada é o Bitcoin e também inclui as chamadas “moedas estáveis”. Essas próprias moedas tornaram-se um instrumento especulativo com riscos potenciais. Elas ameaçam a segurança financeira e a estabilidade social. Ao mesmo tempo, tornaram-se instrumentos de pagamento para atividades econômicas ilegais e de lavagem de dinheiro.”

Segundo Yifei, as chamadas stablecoins de organizações comerciais, especialmente as “moedas estáveis” globais, podem trazer riscos e desafios ao sistema monetário internacional.

“Ainda estamos muito preocupados com esse problema. Por isso, tomamos algumas medidas”, disse ele.

CBDC de varejo x CBDC de atacado

Com relação à moeda digital do banco central, Fan Yifei disse que ela também é dividida em dois tipos. O primeiro é das CBDCs de atacado e o segundo de varejo.

No caso do atacado, ela é emitida principalmente para bancos comerciais e outras entidades institucionais. Além disso, é usada principalmente para liquidações de grande valor.

Já a moeda de varejo, é emitida principalmente para o público e pode ser usada para transações diárias.

Leia também: Bitcoin SV sofre ataque e exchange bloqueia saques

Leia também: 4 tokens DeFi que são “gigantes adormecidos” e podem valorizar em breve

Leia também: 4 tipos de traders e seus papéis no mercado de criptomoedas

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.