Categorias Notícias

Ministério Público da Bahia recebe curso de combate à lavagem de dinheiro com criptomoedas

O Ministério Público da Bahia recebeu, nos dias 02 e 03 de maio, um curso sobre o combate à lavagem de dinheiro com criptomoedas, conforme informa o próprio site do ministério.

O curso, que teve a duração de dois dias, foi ministrado em Salvador e contou com o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), que também é promotor de Justiça José Renato Oliva, que iniciou o evento afirmando que:

“É um crime complexo, que envolve diferentes áreas de expertise. Nosso objetivo nesses dois dias é oferecer instrumental para uma investigação mais efetiva.”

O curso foi ministrado pelo especialista em inteligência, tecnologia da informação, segurança da informação e investigação de cibercrimes e delegado José Mariano Araújo Filho, da Polícia Civil de São Paulo. Segundo ele, os assuntos que envolvem as criptomoedas ainda são “tormentosos”. O palestrante esclareceu para os ouvintes que, além do Bitcoin, existem diversas outras criptomoedas:

“Todas funcionam de uma forma interessante para as organizações criminosas”.

O delegado comentou um pouco sobre esse universo não ser regulamento no Brasil e que é um mercado que se auto-regulamenta pelas ações dos seus usuários.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Não há órgãos regulamentadores ou intervenientes, como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários que regulam o Real, e se não há controle, o rastreamento dos valores se torna mais difícil, facilitando as transações de lavagem de dinheiro.”

O palestrante falou que o primeiro desafio que as autoridades enfrentam nesses tipos de crime é que é preciso criação de mecanismos legais que avistem as transações globais realizadas.

“A solução encontrada foi a criação de uma comissão de cibercrime, em Budapeste, que criou normas a serem seguidas pelos países signatários tipificando algumas condutas como crimes cibernéticos.”

Após esse desafio, o próximo seria encontrar as ferramentas necessárias para enfrentar esses delitos financeiros mais graves.

“Transações que financiam ações terroristas, por exemplo, e usam as criptomoedas, costumam estar lastreadas por tecnologia sofisticada. Para combater organizações dessa natureza, o estado precisa estar muito bem treinado e aparelhado”.

O palestrante ainda comentou sobre a falta de legislação:

“Ainda têm muitas lacunas, que vem sendo vencidas caso a caso, com base em um trabalho articulado, usando legislações já existentes no nosso Código Penal.”

Ele concluiu a palestra dizendo:

“Nesse campo, os desafios se renovam diariamente, na mesma velocidade da evolução tecnológica, cada vez mais ágil.”

Leia também: Ministério Público da Bahia investiga o uso de Bitcoin para lavagem de dinheiro

Compartilhar
Julia Santos

Estudante de engenharia e entusiasta do mundo da blockchain e criptomoedas

This website uses cookies.