Categorias Notícias

Ministério do Transporte da Rússia faz testes com blockchain da IBM e da Maersk

O Ministério dos Transportes da Rússia está planejando o teste da solução de transporte com blockchain TradeLens desenvolvida pela IBM e pela Maersk, informou a agência de notícias financeiras russa Kommersant, nesta terça-feira, 26 de fevereiro.

Kommersant recebeu uma cópia de uma carta oficial dirigida ao vice-primeiro-ministro russo Maxim Akimov, que supervisiona a política de transporte. Segundo o documento, o Ministério dos Transportes e sua subsidiária assinarão um memorando de entendimento com a Maersk para lançar um piloto da TradeLens no segundo maior porto da Rússia, o Grande porto de São Petersburgo.

De acordo com a carta, os funcionários esperam que a TradeLens reduza a papelada usando contratos inteligentes e conectando participantes da cadeia de suprimentos, incluindo traders, empresas de transporte e embarcadores por meio de uma rede descentralizada. A utilização da tecnologia blockchain poderia cortar mais de 10 bilhões de rublos (US$152 milhões) em custos operacionais, disseram especialistas.

Kommersant afirma que o piloto será realizado no segundo semestre de 2019 e também alega que o serviço aduaneiro federal da Rússia provavelmente está envolvido no teste da TradeLens.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em inglês) aprovou o julgamento e recomendou testes de casos de uso para proteger informações e manter a independência do setor russo. O FSB também notou a necessidade de discutir a capacidade das empresas russas de participarem de projetos internacionais, uma vez que as sanções dos Estados Unidos continuam a ser impostas.

Como a Cointelegraph informou no início deste mês, a empresa de logística naval russa Infotech Baltika desenvolverá um sistema baseado em blockchain para 14 portos em que operação, incluindo São Petersburgo. A ideia da solução, apelidada de Edge.Port, é notavelmente semelhante à TradeLens.

A TradeLens foi lançada pela IBM e pela Maersk em agosto de 2018. Até o momento, mais de 90 empresas envolvidas na logística de portos marítimos aderiram à plataforma, incluindo mais de 20 operadores portuários e terminais.

Leia também: Um dos mais importantes portos da Europa adere à plataforma blockchain da IBM e da Maersk

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.