Categorias Notícias

MinerWorld e D9 viram alvos de investigação no Paraguai

As empresas brasileiras D9 e MinerWorld estão sendo investigadas pela Comissão Nacional de Valores do Paraguai (CNV) sob acusação de fraude, e suspeita de operar um esquema de pirâmide financeira.

D9 Clube

Na semana passada foi protocolada uma denúncia contra a D9 pela CNV. Fernando Escobar, chefe da CNV, confirmou a informação ao jornal La Nación. Ele disse que a denúncia foi feita pelo procurador geral do Estado. Foi divulgado uma advertência pela comissão na ocasião:

“A empresa D9 não está registrada para operar, e fazer propostas de investimento sem autorização é crime”, declarou o presidente da CNV.

MinerWorld

Alguns dias depois o jornal Ultima Hora divulgou que a empresa MinerWorld que diz minerar bitcoin, também foi denunciada juntamente com a D9, que diz operar trade esportivo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“20 dias atrás o Ministério Público interveio em uma das plataformas da MinerWorld, e uma investigação foi aberta. Hoje nós apresentamos queixa à Procuradoria Geral do Estado sobre o caso D9”, disse Fernando Escobar.

A MinerWorld oferece até dez tipos de investimentos prometendo retornos de até 40%. Este caso está sendo investigado pelo Ministério Público de Ciudad del Este Eduardo Cazenave, como foi confirmado pelo chefe da CNV.

Agora na terça-feira o jornal La Nación anunciou que o Banco Central do Paraguai (BCP) também se juntou à CNV para investigar as empresas MinerWord e D9.

Mediante um comunicado, o Banco Central do Paraguai explicou que um esquema ponzi é uma fraude em que uma pessoa ou um grupo oferecem retornos elevados para o investidor. Estes procuram atrair dinheiro de pessoas que prometem altas taxas de juros, tornando-se algo atraente, mas muito arriscado.

Sempre tome cuidado

Nós do portal Criptomoedas Fácil já alertamos diversas vezes sobre esses esquemas envolvendo o bitcoin. Explicamos como funciona uma pirâmide financeira e como evitar o golpe, e o motivo para não investir em mineração de bitcoin.

Não estou afirmando que essas empresas são de fato pirâmides (até porque eu não tenho provas nem quero me incomodar com um possível processo), mas é bom ficar de olho aberto e orelha em pé. Elas têm todos os indícios de um esquema ponzi, e não devem estar sendo investigadas à toa.

Fontes: La Nación 1, La Nación 2, Ultima Hora 1, Ultima Hora 2Ultima Hora 3Ultima Hora 4, Abc, Cnv.

O que você achou dessa notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)

Compartilhar

This website uses cookies.