Mercado

Mineradores de Bitcoin do Brasil formam coalizão no Paraguai e vão propor nova lei cripto no pais

O mercado de criptomoedas no Paraguai está prestes a passar por uma grande mudança. Em março, será apresentado ao Congresso um novo projeto de lei, elaborado pela Câmara Fintech, que busca regulamentar a mineração de Bitcoin e o comércio de criptoativos no país.

O projeto conta com o apoio de alguns deputados, mas ainda não está definido quem será o responsável por assiná-lo. Integrando a Câmara Fintech há diversos grupos de mineradores de Bitcoin brasileiros que desde 2015 se estabeleceram no Paraguai para usar a energia de Itapu para minerar BTC.

De acordo com Fernando Arriola, chefe da Divisão Blockchain da Câmara Paraguaia de Fintech, o projeto de lei tem semelhanças marcantes com o documento apresentado em dezembro de 2022 pela Câmara dos Deputados, mas que foi vetado pelo presidente Mario Abdo Benítez.

Sebastián García, deputado da Câmara dos Deputados do Paraguai, afirmou que a regulamentação das criptomoedas é um assunto pendente, já que existe um “vácuo regulatório” para a indústria de mineração de Bitcoin e para o próprio mercado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Paraguai

Ele destaca que essa falta de regras claras promove a informalidade e más práticas de mercado.

Ainda de acordo com García, no Congresso paraguaio e na esfera política existe muita ignorância sobre o ecossistema de criptomoedas e sua importância para o país.

Ele destaca que é importante que as criptomoedas sejam entendidas como uma oportunidade e não como algo espontâneo ou passageiro, e que sejam regulamentadas de maneira ordenada para evitar escândalos.

“A ideia é que seja o Bitconi seja entendido como uma oportunidade e não] como algo do momento, na moda, mas como algo que deve ser consolidado de maneira ordenada para evitar escândalos como os vistos em todo o mundo”, García disse.

O Paraguai, devido às suas fontes verdes de geração de energia, é um dos países com maior potencial de rentabilidade para a mineração de Bitcoin. A regulamentação adequada do mercado de criptomoedas pode trazer benefícios econômicos significativos para o país.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.