Categorias Notícias

Mineradores de Bitcoin Cash propõem taxa de 12,5% para financiar infraestrutura da criptomoeda

As principais lideranças do Bitcoin Cash, incluindo o CEO da Bitmain, Jihan Wu e o CEO do Bitcoin.com, Roger Ver, anunciaram um “plano de financiamento de infraestrutura” que prevê uma taxa de 12,5% de todas as recompensas em bloco para o desenvolvimento da quarta maior criptomoeda do mercado.

O anúncio, publicado no dia 22 de janeiro, diz:

“Para fornecer esse financiamento, pretendemos direcionar 12,5% das recompensas da base de moedas do BCH para um fundo que oferecerá suporte à infraestrutura do Bitcoin Cash. Esse financiamento durará 6 meses e fornecerá suporte significativo e muito necessário ao ecossistema do Bitcoin Cash.”

De acordo com o anúncio, o projeto entrará em vigor no dia 15 de maio de 2020 e terá duração de seis meses. A expectativa é gerar uma receita de aproximadamente US$6 milhões, levando em conta os preços atuais. 

A verba será direcionada para um empresa de Hong Kong criada para aceitar e distribuir os fundos legalmente. No caso, o valor levantado será usado para pagar contribuições de desenvolvimento para implementações de nós completos, bem como outras infraestruturas críticas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O grupo explica ainda que não se trata de uma mudança de protocolo e sim uma decisão dos mineradores sobre como gastar suas recompensas. 

Boicote aos blocos que não doarem

Um dos aspectos controversos do projeto é o “boicote” aos não doadores. Um trecho do comunicado explica:

“Para garantir a participação e incluir subsídios de todo o conjunto da mineração SHA-256, as mineradoras tornarão órfãos os blocos BCH que não seguir o plano. Isso é necessário para evitar uma tragédia dos bens comuns”.

Além de Jihan Wu e Roger Ver, também assinaram o projeto: Jiang Zhuoer, CEO do BTC.Top e Haiti Yag do ViaBTC. 

Críticas da comunidade

Na rede social Reddit a comunidade reagiu com receio ao projeto. Um dos aspectos que gerou preocupação foi o fato dos fundos serem enviados a uma empresa ao invés de uma organização sem fins lucrativos.

Além disso, os usuários questionaram a ausência de uma votação, que coloca todo o controle do desenvolvimento do Bitcoin Cash nas mãos dos proprietários da empresa.

Naturalmente, a rentabilidade também foi uma questão, já que a “doação” de 12,5% afeta diretamente o valor da receita dos mineradores. 

Leia também: Após novo hard fork, mais de 20% da oferta de Bitcoin Cash é perdida em blocos errados

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.