“Milhões de dólares desperdiçados”, afirma Peter Todd sobre cancelamento do SegWit2x

O desenvolvedor Bitcoin Core e consultor de criptomoedas Peter Todd criticou o cancelamento do SegWit2x, anunciado ontem, e o “desperdício” de recursos utilizados ao longo do desenvolvimento do software.

Cancelamento do SegWit2x

No dia 8 de novembro, as atividades de desenvolvimento e implantação do SegWit2x foram encerradas oficialmente, com o lançamento de uma declaração oficial do CEO da BitGo, Mike Belshe, para a lista de correspondência do SegWit2x. O comunicado foi co-assinado por empresas líderes no setor de bitcoin que participaram do contrato original da NYA (New York Agreement), lista que inclui nomes o CEO da ShapeShift, Erik Voorhees; o CEO da Blockchain, Peter Smith; o CEO da Xapo, Wences Casares; e o desenvolvedor líder do SegWit2x, Jeff Garzik.

A declaração dizia:

Nosso objetivo sempre foi uma atualização sem conflitos para o Bitcoin. Embora acreditemos firmemente na necessidade de um aumento no tamanho do bloco, há algo que acreditamos ser ainda mais importante: manter a comunidade em conjunto. Infelizmente ficou claro que não conseguimos um consenso suficiente para uma atualização consensual no momento. Continuar no caminho atual poderia dividir a comunidade e transformar a questão em um revés para o crescimento da Bitcoin. Este nunca foi o objetivo do Segwit2x .

Como explicado por Belshe, o objetivo inicial da equipe SegWit2x – e das empresas que apoiavam o fork – era realizar uma atualização no protocolo Bitcoin sem que isso pudesse levar à criação de uma nova moeda, como foi o caso do Bitcoin Cash, criado em agosto. No entanto, ao longo do tempo, à medida que a comunidade continuava a rejeitar o software SegWit2x, a falta de consenso entre as empresas, os desenvolvedores, os usuários e os mineiros no setor bitcoin tornava praticamente impossível realizar uma atualização consensual.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Crítica de Peter Todd

Imediatamente após o cancelamento do SegWit2x ter sido confirmado pelo CEO da ShapeShift, Erik Voorhees, e pelo engenheiro Jameson Loop (BitGo), Todd criticou a quantidade de recursos e o capital que foram alocados para desenvolver o software SegWit2x. Ele disse:

O e-mail de cancelamento do 2X foi assinado por Mike Belshe, Wences Casares, Jihan Wu, Jeff Garzik, Peter Smith e Erik Voorhees, caso você queira saber para quem enviar a conta pelos milhões de dólares de tempo de engenharia desperdiçados nessa bagunça.

Se os recursos que foram alocados no desenvolvimento SegWit2x foi um desperdício será comprovado nos próximos meses. Se a SegWit2x levou a comunidade a reavaliar a necessidade de escalonamento de cadeias, tendo em vista as elevadas taxas da rede Bitcoin no momento, os desenvolvedores e empresas por trás do SegWit2x poderiam considerar o movimento como um sucesso.

Entretanto, as empresas provavelmente passarão a adotar e integrar o SegWit, para permitir que os usuários experimentem taxas de transação reduzidas que o SegWit fornece. O ShapeShift já integrou o SegWit, que foi um passo importante para o bitcoin, considerando que o ShapeShift representa apenas cerca de 3% das transações da rede Bitcoin.

Nos próximos meses, grandes empresas como Bitfinex e Blockchain provavelmente integrarão o SegWit. A Bitfinex declarou que a integração do SegWit está em andamento.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.