Notícias

Microsoft Office agora pode certificar e verificar documentos na Blockchain do Bitcoin e Ethereum

Não é de hoje que a Microsoft tem dado certa atenção para aplicações relacionados ao Bitcoin. Desta vez a empresa anunciou a implementação do complemento Stampery blockchain para o seu pacote Microsoft Office.

Basicamente os usuários poderão certificar e verificar documentos usando o blockchain do Bitcoin ou Ethereum. A Microsoft acredita que as organizações empresariais e os indivíduos precisam registrar e proteger documentos importantes todos os dias. A certificação e verificação imutáveis são cruciais para a integridade de documentos legais e contratos que não podem ser manipulados, explica a Microsoft.

“Uma alternativa para confiar numa única entidade (comercial, pública, governo, etc.) para manter essa prova de identidade segura é criado um hash do documento e esse hash é enviado para o blockchain publicamente acessível, como Bitcoin,” diz a publicação da Microsoft.

Uma vez que o hash dos documentos estão presentes no blockchain público, ele não pode ser alterado sem invalidar o hash. Essa abordagem garante a privacidade do documento e a disponibilidade dos dados para fins de validação futura.

Como o programa Stampery funciona usando o Microsoft Office.

Certificação e verificação no blockchain sem sair do Office

A Microsoft diz que eles utilizaram uma API segura para introduzir o add-in Stampery para o Microsoft Office e Outlook sem sair do programa. Isso significa que os botões de certificação e verificação na blockchain podem ser encontrados na barra de ferramentas do software. A Microsoft detalha como o processo funciona na interface do usuário da plataforma;

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
  • Certificação: Pressionando o botão de certificação chama uma função JavaScript no Office. Essa função cria o hash do documento e envia o hash sha-256 para um servidor Node.js como um REST call, portanto o documento nunca deixa Office. O servidor Node.js é executado como um Azure App Service e mantém uma cópia do hash para posterior verificação antes de chamar a Stampery API com o hash. O serviço Stampery então coloca o hash no blockchain público do Ethereum e do Bitcoin.
  • Verificação: Pressionando o botão de verificação chama a função JavaScript do processo de certificação novamente, que cria o hash do documento e o envia para o servidor Node.js como um REST call. O servidor Node.js em seguida, chama a Stampery API para acessar o hash original do documento em ambos blockchains.
Os botões de certificação e verificação do Stampery podem ser acessados dentro do aplicativo do Office sem precisar sair.

A melhor solução para clientes individuais e empresas

A Microsoft acredita que a adição do Stampery à plataforma Office permitirá aos usuários empregar um método mais seguro de armazenamento de documentos. Além disso, a empresa de tecnologia acredita que os clientes empresariais vão achar o recurso muito útil, já que a aplicação poderá garantir a validade de uma documentação importante da empresa.

O add-in Stampery Office é de código aberto, e o protocolo pode ser revisto no Github.

O que você achou dessa nova ferramenta? Será que vai afetar serviços tipo cartórios? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Compartilhar

This website uses cookies.