MetaMask confirma lançamento de token e DAO próprios

Após chegar na marca de 30 milhões de usuários globais, a carteira de Ethereum (ETH) MetaMask está oficialmente lançando o seu próprio token. Quem confirmou a informação foi Joseph Lubin, CEO da Consensys e cofundador do ETH.

Juntamente com o token, a equipe também lançará uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO) para financiar o crescimento da carteira. As especulações sobre o lançamento ocorreram nos últimos dias, mas a confirmação veio na quarta-feira (16).

A MetaMask é uma das principais carteiras de ETH e tokens ERC-20, bem como outras redes. Ela permite tanto a custódia de tokens quanto a assinatura de transações e contratos inteligentes. Em outras palavras, indivíduos e instituições podem usar a carteira para acessar serviços como finanças descentralizadas (DeFi).

DAO como instrumento de financiamento

Embora tenha confirmado o lançamento do token da MetaMask, Lubin não revelou mais detalhes a respeito do projeto. O perfil oficial da MetaMask no Twitter também não revelou informações a respeito.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esse fato ode preocupar alguns usuários que já foram vítimas de golpes no passado. Em dezembro, um token falso da MetaMask foi utilizado para roubar chaves privadas e, consequentemente, os fundos de quem utiliza a carteira. O golpe mais recente envolveu um e-mail falso que se passava pela MetaMask para roubar dados e fundos.

No entanto, desta vez o projeto foi confirmado oficialmente e algumas especulações já surgiram. Alguns usuários esperam que o token seja distribuído entre os usuários mais antigos da carteira. Ou seja, quem já utilizou a MetaMask no passado receberia um airdrop dos tokens.

Ao passo que pouco se sabe sobre o token, a DAO de MetaMask ganhou mais detalhes. Segundo Lubin, a DAO será utilizada apenas como um mecanismo de financiamento. Nesse sentido, ela funcionará apenas com foco em receber doações para manter as operações da MetaMask.

Ou seja, a DAO não terá um caráter de governança, dando aos detentores dos tokens poder para determinar o crescimento do projeto. Essas diretrizes continuarão sendo estabelecidas pela equipe da Consensys, que é acionista.

Além dessas informações, não foram fornecidos mais detalhes sobre a DAO.

MetaMask registra forte crescimento

A MetaMask registrou um tremendo crescimento em termos de usuários, recentemente superando mais de 30 milhões de usuários ativos mensais. O número representa um aumento de mais de 40% desde novembro, quando a carteira tinha pouco mais de 16 milhões de usuários.

Boa parte desse crescimento se deve ao aumento do uso das DeFi, cujos contratos são assinados principalmente pela MetaMask. Outra questão é que a rede também dá suporte aos tokens da Binance Smart Chain (BSC), que basicamente é um fork da rede Ethereum.

A carteira é descentralizada e não custodial, o que significa que as chaves privadas ficam em posse do usuários. Contudo, ela foi alvo de uma polêmica depois de supostamente censurar as transações de cidadãos da Venezuela e do Irã, fato que já foi corrigido e normalizado.

Leia também: Consensys compra US$ 140 milhões em Ethereum 

Leia também: Analista aponta que Bitcoin tem mostrando pouco sinal de resistência significativa

Leia também: Thetan Arena lança programa acelerador de guilda 

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.