Categorias Notícias

Mensagem secreta no último bloco antes do halving faz referência à criação do Bitcoin

O tão esperado halving do Bitcoin aconteceu. Nesta segunda-feira, dia 11 de maio, às 16:23 do horário de Brasília, no bloco 630.000 a recompensa pela mineração do Bitcoin foi reduzida pela metade.

Embora já fosse de conhecimento geral a ocorrência do evento, o que ninguém sabia era que o último bloco com 12,5 BTC de recompensa traria uma mensagem secreta.

Mensagem homenageia criação do Bitcoin

O bloco 629.999, o último antes do halving, revelou uma mensagem que fazia referência à criação do Bitcoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O bloco Bitcoin final com um subsídio de 12,5 BTC foi extraído por @f2pool_official  e continha a seguinte mensagem em sua transação de base de moeda: NYTimes 09 / Abr / 2020 Com injeção de US$ 2,3T, o plano do Fed excede em muito o resgate de 2008.”

O texto foi registrado na transação de base de moeda, onde o minerador se envia a recompensa. Além de permitir que os mineradores reivindiquem suas recompensas, a base de moedas contém espaço para dados arbitrários.

A mensagem é uma referência direta à mensagem no primeiro bloco já minerado em 2009, o bloco Gênesis. Na ocasião, o registro havia sido deixado pelo criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto e dizia:

“Chanceler do Times 03 / Jan / 2009 à beira do segundo resgate aos bancos.”

Nesse caso, a mensagem é de um artigo do jornal Times no dia em que o primeiro bloco foi produzido. Desta forma, o registro marcou não só o início do Bitcoin, como o início de uma era.

Crise de 2008 x Crise de 2020

Além disso, a mensagem registrada faz referência à impressão de dinheiro pelo Fed. O movimento tem o objetivo de impulsionar a economia no contexto atual de pandemia.

O minerador F2Pool incluiu a mensagem para destacar essa impressão de dinheiro e o potencial do BTC nesse cenário.

Conforme observa a mensagem, essa ação excede o resgate financeiro tentado por banqueiros e governos em 2008. Entretanto, como a mensagem parece ter sido escrita em 9 de abril, a cifra de US$ 2,3 trilhões já está desatualizada.

Leia também: Saiba qual é o melhor dia para comprar Bitcoin

Leia também: Bitcoin sofre correção após o halving; Altcoins vão na contramão e valorizam

Leia também: BTC reduz recompensas após passar pelo seu terceiro halving

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.