Mercado

Memecoins são como máquinas de caça-níquel para investidores, diz analista

Compradores de memecoins, na verdade, não são investidores de criptomoedas, mas jogadores de caça-níquel e loteria, apenas tentando ganhar “dinheiro que mudará suas vidas”. Contudo apenas alguns conseguirão o tão sonhado prêmio. Essa é a opinião de Markus Thielen, chefe de pesquisa da Matrixport.

A declaração veio após a recente ascensão e queda de tokens como Pepe (PEPE) e Milady (LADYS). Os criptoativos viram aumentos de preços surpreendentes apesar de terem pouca ou nenhuma utilidade aparente.

Thielen comparou a especulação em memecoins à jogatina na loteria, especialmente entre as classes socioeconômicas mais baixas. “Essas pessoas estão tentando ganhar dinheiro rapidamente. E isso é muito parecido com a mania das memecoins”, explicou.

Ele destacou a PEPE como um exemplo. A criptomoeda tira proveito do meme “Pepe, The Frog”. Lançada em 14 de abril, a memecoin atingiu seu pico de valor de mercado de US$ 1,83 bilhão em apenas algumas semanas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, o preço do token despencou quase tão rapidamente quanto subiu, caindo 57% de seu pico em apenas cinco dias, colocando seu valor de mercado agora bem abaixo de um bilhão de dólares.

Memecoins e loteria

A Dra. Anastasia Hronis, psicóloga clínica especializada em dependência de jogos de azar, enfatiza o fator “entretenimento” de comprar memecoins. Ela alerta que “memecoins como o PEPE podem ser divertidas, mas geralmente são investimentos de alto risco e podem acabar não tendo valor intrínseco a longo prazo”.

Lucas Kiely, diretor de investimentos da plataforma de riqueza digital Yield App, concorda com Hronis. Ele argumenta que, ao contrário do Bitcoin e do Ether, as memecoins não têm os mesmos fundamentos.

Seus preços são determinados apenas por “fatores arbitrários”, como o sentimento da comunidade, e são “quase impossíveis de prever”.

Apesar da imprevisibilidade, investidores profissionais e baleias do mercado de criptomoedas têm participado do mercado de memecoins. O ex-empresário de tecnologia Jeffrey Huang, por exemplo, conhecido como “Machi Big Brother”, comprou um total de 73,4 ETH – equivalente a cerca de US$ 137.000 – de Pepe nos últimos dias.

Thielen aconselha cautela aos investidores em memecoins, especialmente aqueles onde a equipe de desenvolvimento é anônima e não há um roteiro perceptível.

“A tarefa é estar à frente dos outros e sair assim que o momento mudar. É por isso que é importante trabalhar com stop loss e stops ao negociar ativos de risco”, alertou.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.