Tecnologia

Melhoria no Ethereum deve evitar monopólio de pools de staking e impactar Lido (LDO)

Os desenvolvedores e membros da comunidade Ethereum estão atualmente envolvidos em debates sobre a potencial centralização que a rede pode enfrentar no futuro. O maior pool de staking, conhecido como Lido, detém uma parcela significativa do mercado, levando à criação de propostas para mitigar essa ameaça.

Uma dessas propostas é o EIP-7514 (EIP, sigla em inglês para “Proposta de Melhoria Ethereum”), concebida pelos desenvolvedores Dapplio e Tim Beiko.

Embora este EIP já tenha sido adicionado ao repositório principal do Ethereum, ele continua em processo de revisão para possível inclusão na atualização Deneb #3499, apelidada de “Flow Control Valve”, que deve ocorrer nos próximos meses.

Essa proposta pretende limitar o número de validadores que podem ingressar no staking de Ethereum durante cada “época”, que dura aproximadamente seis minutos. Em vez de permitir a adição de milhares de validadores por dia, o EIP-7514 estabelece um limite por época.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Essa medida, conforme explicado por Nolan, tornaria mais demorado para um pool de staking acumular mais de 50% do suprimento total de Ethereum.

Melhorias na rede Ethereum

Em um artigo intitulado “Preocupações sobre o Futuro do Staking”, publicado no blog da gestora de investimentos em ativos digitais CoinShares, Luke Nolan ressalta que o EIP-7514 pode representar “uma solução de curto prazo” para evitar que o Lido, ou outros, adquiram uma participação muito grande no staking no Ethereum.

Nolan também observa que, a longo prazo, a estratégia a ser adotada ainda não está completamente definida. No entanto, o EIP-7514 fornece aos desenvolvedores “tempo mais do que suficiente” para pensar em maneiras de prevenir possíveis ameaças à rede.

Dentre as soluções em potencial que foram propostas para evitar a centralização excessiva em pools de staking de Ethereum, estão a queima de taxas, o aumento do saldo máximo efetivo dos validadores, a redução das recompensas de staking e a diminuição das barreiras de entrada para provedores de staking líquido. O objetivo é promover a concorrência em relação ao Lido e seus concorrentes.

A centralização em pools de staking representa um risco substancial para uma rede que opera com base no algoritmo Proof of Stake (PoS). Isso ocorre porque um pool que acumule mais de 50% do staking teria um controle desproporcional sobre a rede, o que vai contra o princípio fundamental da descentralização.

Além disso, um ator mal-intencionado com mais de 50% do staking poderia realizar ataques como o gasto duplo ou o ataque de 51%. Esses ataques podem permitir a reorganização da blockchain Ethereum em seu favor e a utilização de criptomoedas já gastas em novas transações.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.