Categorias Notícias

Mais velhos tiveram mais facilidades, afirma autor de “Pai Rico, Pai Pobre”

No debate entre as diferentes gerações, é comum discutir sobre as dificuldades de cada época.

Geralmente, para os mais velhos, o passado foi mais difícil. Por outro lado, os mais novos consideram que o tempo presente é mais desafiador.

Para Robert Kiyosaki, autor de “Pai Rico, Pai Pobre”, a resposta é simples. Na opinião dele, a geração atual tem um cenário econômico pior do que os mais velhos enfrentaram no passado.

Geração dos “boomers” teve tudo mais fácil

Em seu perfil no Twitter, Robert Kiyosaki publicou:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Robert Kiyosaki sobre a diferença entre as gerações

“Os BOOMERS viveram em uma época fácil. Abundância de empregos, custos baixos de aquisição de imóveis e mercado de ações em alta. Os MILLENNIALS têm tudo mais difícil. Atentado das torres gêmeas, a crise de 2008 e agora o COVID-19. Boa notícia: os millennials gostam de tecnologia. Os boomers não. As tecnologias do blockchain e do Bitcoin estão dando aos millennials uma boa largada para o futuro.”

Além de escrever o best-seller sobre finanças, Kiyosaki é conhecido por ser um grande entusiasta do Bitcoin.

No entanto, a sua visão sobre a diferença entre as gerações vai contra o que é dito usualmente nesse tipo de discussão.

Vale ressaltar que o termo “boomers” designa os nascidos nas décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos (EUA). Enquanto isso, a geração dos “millennials” é aquela nascida entre os anos 1980 e o final da década de 1990.

Nos EUA, a disputa entre os boomers e os millennials é comum. Os boomers criticam a ligação exagerada dos mais novos com a tecnologia. Os millennials, por sua vez, ironizam a falta de habilidade dos mais velhos com a tecnologia.

Naturalmente, ambas as visões não passam de uma generalização sobre cada um desses grupos.

Conflito de gerações

No debate público, há espaço para defender as duas hipóteses sobre as dificuldades e facilidades de cada geração.

Contudo, na realidade, cada uma delas enfrentou – e enfrenta – desafios diferentes.

Antigamente, o mercado de trabalho não era tão disputado e havia menos burocracia para se conseguir um emprego. Isso motivava grande parte da população a começar a trabalhar mais cedo, buscando experiência.

Atualmente, as pessoas tendem a investir em educação antes de procurar o primeiro emprego.

Ademais, a automatização de várias tarefas diminuiu o espaço dos trabalhadores da indústria, embora tenha aberto caminho para as carreiras que mexem com a tecnologia.

No campo financeiro, as oportunidades também são diferentes. Anteriormente, o mercado de ações era capaz de prover uma boa renda, através da valorização das ações e dos dividendos.

Agora, a margem de lucro das ações diminuiu. Entretanto, o mercado de Bitcoin e outras criptomoedas apresenta novas chances de investimentos e soluções financeiras a todas as gerações.

Leia também: Antigo crítico do Bitcoin muda de ideia: “você vai precisar de pelo menos 1 BTC”

Leia também: Criptomoedas têm futuro global? Escalabilidade e taxas mostram que estamos longe disso

Leia também: Gate.io é supostamente invadida pela polícia após listar token DeFi

Compartilhar
Nicolas Nogueira

Advogado, formado em Direito pela UFPR, com MBA em Negócios Internacionais. Tenho contato com as criptomoedas desde 2017. Sou apaixonado pelo assunto! Para mim, as criptomoedas são o único futuro possível para a economia mundial, bem como a melhor ferramenta de liberdade financeira para todos nós.

This website uses cookies.