Notícias

Maceió lança projeto para criação de NFTs do município

A “febre” dos tokens não fungíveis (NFTs) chegou à esfera pública. Depois da cidade do Rio de Janeiro anunciar que quer usar NFT para impulsionar os mercados de arte, cultura e turismo, a Prefeitura de Maceió, capital do Alagoas, lançou uma iniciativa similar.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC) enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que cria o NFT da cidade. A proposta foi publicada no Diário Oficial da última terça-feira (26).

Conforme destaca o comunicado publicado no site da prefeitura, os NFTs são uma espécie de “selo de autenticidade digital assegurada ao proprietário”.

“O selo pode ser usado para itens físicos ou digitais. A exemplo de vídeos, fotos, gifs, códigos e áudios”, diz a publicação.

Maceió quer arrecadar recursos com leilão de NFTs

De acordo com JHC, o intuito do projeto de lei é tornar a cidade de Maceió mais tecnológica. Ao mesmo tempo, ele pretende levantar recursos com a iniciativa:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A ideia do projeto é colocar de vez Maceió no mapa tecnológico, permitindo a criação de ativos digitais que poderão ser leiloados, gerando recursos para investimento em finalidades de interesse público. Com isso, Maceió, mais uma vez, adotará uma postura de vanguarda e se destacará entre as capitais brasileiras como disruptivas”, argumentou o prefeito JHC.

Enquanto isso, o secretário de Governança, Antonio Carvalho, explicou que, com os NFTs, Maceió poderá leiloar bens. Em seguida, poderá converter isso em recursos para o Município.

“Os NFTs possibilitarão aumento na arrecadação. E fazem com que pontos culturais, obras de arte da cidade virem elementos que fiquem guardados para a posteridade. Dessa forma, fazendo leilões, podemos arrecadar mais recursos para o Município. E, com isso, investir no desenvolvimento e na parte de tecnologia”, explicou o secretário.

Rio de Janeiro também quer NFTs

Como mencionado, Maceió “seguirá os passos” do Rio de Janeiro, que também quer usar os NFTs para estimular o desenvolvimento de um mercado tecnológico na cidade.

Nesse sentido, a Prefeitura vai realizar uma audiência pública para receber e apresentar sugestões para desenvolvimentos com NFTs.

Entre outras coisas, a cidade pode criar NFTs com imagens de pontos turísticos. Além disso, podem ser criados espaços para artistas fazerem intervenções que depois virariam NFT.

Leia também: Cuba legaliza provedores de serviços de criptomoedas

Leia também: República Centro-Africana faz do Bitcoin moeda de curso legal no país

Leia também: Buenos Aires pode ter pagamento de impostos com criptomoedas e documentos protegidos por blockchain

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.