Categorias Notícias

Lutador Floyd Mayweather é condenado por promover ICO ilegal

De acordo com o portal de notícias CCN, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) acusou o lutador de boxe Floyd Mayweather e o produtor musical DJ Khaled de promoverem ilegalmente ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês).

Segundo a publicação, as duas celebridades estavam entre os promotores mais prolíficos de ICOs. Ambos divulgavam criptomoedas em suas redes sociais. Porém, haviam dois problemas com a prática: frequentemente eles omitiam que os posts eram anúncios patrocinados; segundo, em vários casos os posts promoviam ofertas ilegais de valores mobiliários – algo vetado pela SEC.

Além disso, a SEC também acusa Mayweather e Khaled de receberam cerca de US$300 mil de três empresas diferentes e não declararem os valores. Consequentemente, eles também foram enquadrados em acusações de sonegação fiscal.

Ambas celebridades concordaram em devolverem os valores recebidos, acrescidos de multas e juros. Mayweather e Khaled também concordaram em não promover novas ICOs por três anos e dois anos, respectivamente. No entanto, eles não admitiram nem negaram a responsabilidade das acusações.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Os investidores devem tomar cuidado em relação a dicas de investimentos postadas nas plataformas de mídia social e não devem tomar decisões baseadas em endossos de celebridades”, disse o codiretor da Divisão de Aplicação da SEC Steven Peikin.

“Os influenciadores digitais costumam serem pagos para promover empresas e não profissionais de investimento, e os títulos que estão promovendo, independentemente de serem emitidos usando certificados tradicionais ou via blockchain, podem ser fraudes.”

Mayweather e Khaled também foram citados em uma ação por causa do envolvimento na promoção da ICO da empresa Centra Tech, que um juiz considerou como oferta ilegal de valor imobiliáro.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.