Mercado

Lucratividade dos mineradores de Bitcoin cai após processo da SEC

O processo movido pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra a Binance parece estar impactando negativamente a lucratividade dos mineradores de Bitcoin.

No entanto, essa situação, que ameaça relembrar o mercado baixista de 2022, não começou com a queda no preço do BTC, mas teve início semanas atrás com o hype nos ordinals diminuindo.

A reação do mercado de Bitcoin (BTC) ao caso envolvendo a Binance e depois a Coinbase foi negativa, com o preço da criptomoeda caindo abaixo da marca de US$ 26.000.

Além disso, o aumento da dificuldade de mineração do Bitcoin também influenciou na queda do preço por hash (hash price), que atualmente está em torno de 0,068 USD/TH/dia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O hash price é um valor que permite que os mineradores de Bitcoin estimem a lucratividade de suas operações. Ele é atribuído a uma unidade de cálculo (terahashes ou petahashes) e representa a quantidade de dólares (USD) obtida em um dia com base na quantidade de hash rate que as equipes contribuem para a rede.

Mineração de Bitcoin

De acordo com dados fornecidos pela empresa Braiins, especializada no desenvolvimento de software de mineração de Bitcoin, o hash price subiu para US$ 0,090/TH/dia desde o início do ano.

No entanto, durante o congestionamento da rede devido ao estouro dos tokens BRC-20 nos mercados, as taxas aumentaram, o que representava uma grande fonte de receita para os mineradores. Nesse período excepcional, o valor do hash price chegou a ultrapassar 0,120 USD/TH/dia.

Comparando com os valores prévios a esse momento excepcional, houve uma queda de 27% no hash price. Desde o início de 2023, a volatilidade do preço do hash tem sido constante, com uma queda acentuada em março e um aumento vertiginoso no início de maio, auge do hype dos Ordinals.

Do ponto de vista da rede, nunca houve um nível tão alto de dificuldade para minerar Bitcoin, que está em 51,2 trilhões. Esse fato é relevante porque condiciona as expectativas dos mineradores em relação à obtenção de mais Bitcoins com base na capacidade computacional que possuem.

Nesse contexto, a lucratividade dos mineradores de Bitcoin parece estar estagnada em níveis que lembram a experiência do mercado baixista iniciada em novembro de 2021, quando o hash price estava acima de 0,400 USD/TH/dia.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.