Categorias Notícias

Localbitcoins proíbe negociação de Bitcoins para usuários do Irã

O site de vendas de Bitcoin via P2P Localbitcoins anunciou que proibirá a compra e venda do criptoativo para usuários residentes no Irã. A decisão vem logo em seguida a um crescente volume de negociações no país registrado nas últimas semanas.

A Localbitcoins, cuja sede fica em Helsinque (Finlândia), não disse explicitamente por que os cidadão iranianos foram subitamente excluídos de seus serviços, embora as sanções aplicadas ao país pelos Estados Unidos provavelmente sejam um dos motivos.

Entretanto, a Localbitcoins não respondeu a vários pedidos de comentários de agências de notícias sobre as razões por trás de sua decisão de cancelar as negociações no Irã.

A notícia da mudança circulou pela primeira vez em canais do Telegram no Irã no começo da semana passada, afirmando que o site havia bloqueado os iranianos. Os usuários relataram encontrar problemas ao tentarem postar novas ofertas e atualizar as ofertas já existentes no site.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Se você já tem uma conta, poderá retirar seus Bitcoins, mas não poderá usar a plataforma para negociação”, afirmou um comunicado emitido pela Localbitcoins a um usuário iraniano que circulou nas redes sociais e sites de notícias locais.

Uma mensagem também apareceu na página da Localbitcoins quando buscamos negociações no Irã, confirmando a proibição.

“Infelizmente, a Localbitcoins não está disponível na região selecionada.”

No Twitter, a plataforma disse a vários usuários iranianos:

“Nossos serviços não estão disponíveis em sua região por razões de riscos externos.”

Uma grande perda

A LocalBitcoins era a plataforma de negociação de Bitcoin mais popular entre os usuários iranianos, pois não exige informações de cartão de crédito internacional – ferramenta da qual os iranianos foram privados há décadas – e permite que os usuários negociem com suas contas bancárias locais.

De acordo com usuários iranianos, o site também estava aberto para revisar documentos de contas bancárias locais para resolver possíveis problemas, sinalizando que eles têm consultores familiarizados com o sistema bancário iraniano, em grande parte isolado devido às sanções.

Além disso, a Localbitcoins gozava de confiança dos usuários no Irã porque mantém fundos em depósito até que ambos lados tenham dado a confirmação final, garantindo assim a segurança das transações e diminuindo o risco de fraude.

“Como eu comercializava volumes relativamente altos, a Localbitcoins era minha melhor opção porque eu podia encontrar boas ofertas e ter mais segurança nos perfis dos usuários”, disse Soroush Hakimi, negociante de Bitcoin pelo site.

Hakimi também ressaltou a facilidade da Localbitcoins como plataforma de negociação por causa do maior volume encontrado lá.

“Nas exchanges locais, as taxas são desfavoráveis ​​na maioria dos casos, enquanto o volume total de ativos é baixo. Por exemplo, você mal consegue encontrar dois Bitcoins para venda em qualquer dia.”

Leia também: Localbitcoins introduzirá novas regras de verificação de usuários na União Europeia

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.