Categorias Notícias

Lightning Network pode ser utilizada para além de transações rápidas e privadas

A Lightning Network do Bitcoin é vista como uma das principais soluções para trazer pagamentos mais rápidos e escaláveis para a maior criptomoeda do mercado. No entanto, ela pode ter uma função ainda mais interessante: o envio de mensagens privadas.

Na semana passada, o desenvolvedor do Lightning Labs Joost Jager revelou à Coindesk uma nova prova de conceito experimental: Whatsat, uma versão da Lightning que pode ser usada para enviar mensagens privadas.

Resistência à censura

Como o Bitcoin, o Whatsat também é resistente à censura. Mas, diferentemente dos aplicativos criptografados que transformam mensagens em texto ilegível para impedir que as mensagens sejam lidas, não existe uma entidade central para impedir que os usuários utilizem a rede.

“A Lightning é uma rede ponto a ponto da qual todo mundo pode participar. Não existe uma entidade central que tenha o poder final de decidir sobre o que os usuários têm permissão para se comunicar”, afirmou Jager.

As mensagens privadas são um tópico importante na era digital, pois é fácil para os maus atores (seja hackers ou o governo) interceptarem mensagens que não são criptografadas. Aplicativos como Signal e Wire oferecem aos usuários mais privacidade, mas as mensagens privadas ainda estão longe de serem o ideal.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Gosto de comparar mensagens privadas com conversar com alguém pessoalmente. Podemos fazer isso sem pedir permissão. É uma liberdade tão natural que mal percebemos o quanto é importante. Enquanto nós, humanos, continuamos a nos digitalizar cada dia mais, acho que faz sentido estender essa liberdade para o domínio digital”, argumentou Jager.

O Whatsat é um projeto pessoal de Jager e atualmente não faz parte do seu trabalho para o Lightning Labs. Apesar de ser promissor, o aplicativo está em um estágio inicial de desenvolvimento e ainda não deve ser usado com Bitcoins reais.

Sistema de mensagens acidentais

Jager disse que sempre foi possível adicionar dados extras aos pagamentos via Lightning Network. Porém, uma alteração recente nas especificações da rede padronizou o funcionamento desse sistema de mensagens embutido, para que o software da Lightning Network permaneça compatível.

Existem outras tecnologias que podem ser usadas para descentralizar as mensagens, disse Jager, mas ele argumenta que existem algumas vantagens embutidas na Lightning que outros aplicativos não possuem.

“A Lightning não é a única maneira de descentralizar isso, mas ela tem a vantagem de ser também uma rede de pagamento”, disse ele. “A execução de qualquer tipo de serviço centralizado ou descentralizado custa dinheiro e, com a Lightning, é fácil pagar por cada mensagem enviada.”

É difícil para as plataformas de bate-papo e as redes sociais alcançarem “efeitos de rede”, nos quais eles tornam-se exponencialmente mais úteis à medida em que mais pessoas as utilizam. Mas o desenvolvimento de pagamentos e mensagens pode ajudar a Lightning.

“É uma questão de quantas redes [ponto a ponto] você deseja participar. Simplifica as coisas se você obtém os dois principais usos, pagamento e bate-papo, a partir de uma única rede”, disse Jager.

Conseguir que tantas pessoas participem desse projeto pode ser um desafio, argumentou Sjors Provoost, colaborador do Bitcoin Core. Ele sugeriu que alguém criasse “pontes” para aplicativos populares existentes, como WhatsApp ou Signal, para que os usuários não precisassem baixar um programa totalmente novo para trocar mensagens via Lightning.

As mensagens enviadas pela rede são gratuitas por enquanto. “Isso é possível pelo fato de que não há cobrança por uma falha no pagamento. O pagamento chega ao destinatário, o destinatário extrai a mensagem e ocorre uma falha no pagamento”, disse Jager. Mas se ele ou outras pessoas desenvolverem a ideia e a tornarem mais prática, taxas poderão ser cobradas, embora não esteja claro como será essa cobrança.

“A rede ainda não está madura e ainda é preciso descobrir taxas realistas. Agora, é difícil fazer uma estimativa de quais serão os custos reais da execução de um nó de roteamento no futuro”, disse Jager.

De acordo com dados públicos sobre a rede, os pagamentos via Lightning atualmente custam uma média de 0,0001 satoshis; um único satoshi (ou 100 milionésimos de um Bitcoin) atualmente vale uma fração de centavo.

“Certamente há pessoas dispostas a pagar por isso, mas por qual preço a rede se tornaria acessível para quase todo mundo?”, perguntou Jager. “Suponha que o usuário médio envie 30 mensagens por dia. Isso se reduz a cerca de 1 satoshi por mensagem com a taxa de câmbio atual do Bitcoin“. Isso daria cerca de um dólar por ano.

“Se a Lightning Network amadurecer para um sistema capaz de lidar de forma sustentável com pagamentos de 1 [satoshi], acho que o futuro de mensagens privadas sem permissão será possível”, disse Jager.

Leia também: Lightning Network do Bitcoin pode estar vulnerável a um ataque simples

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.