Categorias Notícias

Lightning Network ganha novos aplicativos para mensagens instantâneas e pagamentos

Já estão disponíveis dois novos aplicativos que expandem o uso da Lightning Network (LN), a rede de canais de pagamento no Bitcoin. O LN Juggernaut e o Sphinx pretendem levar para dentro do ecossistema do Bitcoin aplicativos de mensagens instantâneas que também executam um sistema de pagamento.

O desenvolvedor John Cantrell anunciou recentemente o lançamento do Juggernaut, por meio de um post, no qual explica suas funcionalidades. Atualmente, este aplicativo de mensagens está disponível para computadores desktop com sistemas operacionais Windows, Mac ou Linux.

Em seu post, Cantrell afirmou que o Juggernaut inclui “a maioria das funcionalidades que você normalmente encontra em uma carteira Lightning”. Através do aplicativo, você pode recarregar fundos, abrir ou fechar canais de pagamento e ajustar comissões, além de anexar pagamentos LN às suas mensagens.

É como se fosse um “Whatsapp para a Lightning” e de acordo com o criador do aplicativo, o envio de dinheiro é tão simples como “anexar um arquivo a um e-mail.” Apenas especificando a quantidade de satoshis e enviando a mensagem, a contraparte receberá os fundos instantaneamente. A confirmação do pagamento aparece como outra mensagem no chat.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Para começar a usar o Juggernaut, é necessário sincronizar com um nó atualizado da Lightning Network, além de ter fundos na carteira para poder começar a enviar mensagens através deste aplicativo.

Já o Sphinx lançou uma versão beta de seu software e vem compartilhando convites para que usuários possam usar a aplicação que está disponível para dispositivos móveis Android e iOS. No repositório GitHub, é descrito que o Sphinx tem entre seus recursos a possibilidade de configurar pagamentos recorrentes e enviar convites para baixar o aplicativo, além do serviço básico de mensagens e pagamento.

Além das duas aplicações há também o Whatsat, que foi anunciado no ano passado e também une um sistema de troca de mensagens junto a um aplicativo que permite pagamentos instantâneos com Bitcoin. No início de abril, também foi anunciado que estavam sendo realizados testes com o cliente c-lightning para “mensagens diretas do LN”. Entre as principais novidades deste protocolo, destaca-se a capacidade de rotear mensagens entre usuários que não compartilham um determinado canal de pagamento.

Leia também: Lightning Labs revela protocolo que aumenta privacidade na Lightning Network

Leia também: Estudo constata que surto de coronavírus foi bom para o Bitcoin

Leia também: Análise do Bitcoin [BTC/USD]; Preço acima dos US$ 7.000 mas será que tem força para um nova alta?

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.