Categorias Notícias

Líder do Banco da Inglaterra diz que a Libra do Facebook pode substituir o dólar como moeda mundial

O governador do Banco da Inglaterra Mike Carney sugeriu uma transformação do sistema financeiro global e afirmou que uma criptomoeda poderia substituir o dólar norte-americano como moeda mundial, escreveu a Cointelegraph na última sexta-feira, 23 de agosto.

Carney fez a afirmação durante seu discurso no simpósio anual do Federal Reserve dos EUA (Fed) em Jackson Hole, no Estado de Wyoming. Ele inclusive citou que a criptomoeda do Facebook, a Libra, poderia ser a futura substituta do dólar.

Melhor alternativa

Substituir o dólar por uma moeda digital seria uma opção melhor do que permitir que seu status de reserva fosse substituído por outra moeda nacional como o renminbi da China, afirmou Carney. Ele acrescentou que uma nova “moeda hegemônica sintética” poderia ser melhor fornecida pelo setor público, por meio de uma rede de moedas digitais criadas por bancos centrais (CBDCs).

“A combinação de maior incerteza de política econômica, protecionismo e preocupações de que choques negativos adicionais podem não ser adequadamente compensados, pois o espaço político limitado está exacerbando o viés de recessão da economia global”, alertou Carney.

Em julho, Carney argumentou que devido à enorme escala do projeto, a Libra precisa ser praticamente perfeita desde o início para que seja lançada.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Ou é bem-sucedido ou não é. Se for bem-sucedido, torna-se sistêmico, pois envolveria um número muito grande de usuários. E se você é um sistema de pagamento sistêmico, é 5-sigma. Tem que funcionar o tempo todo. Você não pode ter problemas iniciais. Você não pode ter pessoas perdendo dinheiro com suas carteiras”, disse.

Em fevereiro de 2018, Carney afirmou que o Bitcoin não pode ser considerado uma moeda legítima pelas definições tradicionais – como meio de troca ou como reserva de valor.

Leia também: Binance listará stablecoin nativa de sua rede pareada à Libra esterlina

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.