Categorias Notícias

Líder da Diem está deixando Meta/Facebook; será o fim do projeto de moeda digital?

David Marcus, o chefe de esforços financeiros do Facebook, responsável pelo projeto de moeda digital Diem, e sua carteira Novi, anunciou que deixará a empresa-mãe do Facebook, a Meta.

Embora tenha alegado que está deixando a organização para perseguir outros interesses empresariais, alguns especialistas afirmam que isso pode ser um sinal de que o Facebook está desistindo de seu esforço de lançar sua própria stablecoin.

Marcus anunciou sua saída da empresa onde está há sete anos em sua conta no Twitter,

“Embora ainda haja muito o que fazer logo após o lançamento do Novi – e eu continuo apaixonado como sempre pela necessidade de mudança em nossos sistemas de pagamentos e financeiros – meu DNA empresarial tem me cutucado por muitas manhãs consecutivas.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

David Marcus deixa Meta

Marcus ingressou no Facebook em 2014 como chefe do Messenger e ajudou a introduzir os serviços de pagamento na plataforma.

Em 2018, ele se tornou o chefe das operações de blockchain do Facebook. Foi neste período em que ele iniciou dois projetos relacionados: a Libra (que virou Diem) e a carteira Calibra (que virou Novi).

Finalmente, em 2020, Marcus tornou-se chefe do Facebook Financial. A última realização do executivo foi o lançamento da carteira Novi em outubro.

O executivo deixa Meta no final deste mês e será sucedido pelo ex-CEO da Uphold, Stephane Kasriel.

A saída de Marcus ocorre alguns meses depois de o CTO do Facebook, Mike Schroepfer, anunciar que deixaria seu cargo.

Diem tem futuro incerto

Desde 2019 o Facebook vem tentando lançar seu projeto de criptomoeda. A ideia era lançar Libra, uma criptomoeda lastreada em uma cesta de moedas fiduciárias, como dólar, euro, iene e outras.

No entanto, o modelo de negócio foi duramente perseguido por reguladores do mundo inteiro. Todos eles manifestaram preocupações com o eventual impacto da moeda digital na estabilidade financeira.

Além disso, destacaram que Libra poderia afetar a política monetária e ameaçar a privacidade. Com a repressão, o projeto foi abandonado por diversos parceiros.

Diante disso, Libra foi drasticamente reformulada, passando a se chamar Diem, uma stablecoin lastreada apenas no dólar.

Marcus esteve à frente do projeto em toda essa trajetória. E, embora o Facebook/Meta tenha apenas um papel parcial nas operações de Diem, não se sabe se Diem existirá, de fato, um dia.

Leia também: Real Digital: BC lança desafio para avaliar casos de uso da moeda digital nacional

Leia também: Crypto.com adquire duas exchanges de derivativos e futuros nos EUA

Leia também: Pool de mineração de Bitcoin dos EUA supera os gigantes chineses e vira o maior do mundo

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.