Mercado

Layers 2 estão inaugurando uma nova era na blockchain, diz relatório

A evolução da blockchain para a próxima era está em pleno andamento, e as layers 2 (L2) estão liderando o caminho. Com um aumento significativo na capacidade de processamento e eficiência, as L2 estão inaugurando uma nova era na blockchain, segundo aponta um novo relatório da Pantera Capital.

A empresa afirma que nos últimos dois anos, o ecossistema Ethereum tem testemunhado um crescimento exponencial através das layers 2, alcançando uma escalabilidade aproximadamente 10 vezes maior. As L2 utilizam o conceito de “rollup chain”, processando transações em lote e liquidando-as em uma blockchain independente, o que resulta em maior velocidade e custos mais baixos.

Atualmente, a capacidade total de transações do Ethereum baseado em L2 ultrapassa 140 transações por segundo (TPS), em comparação com os 14 TPS da camada base.

Liderando esse movimento, segundo a empresa, está a Arbitrum. Desde o seu lançamento em 2021, a Arbitrum tem liderado o campo das layers 2 em todas as métricas importantes, desde o volume de transações e atividades dos desenvolvedores até a receita de taxas on-chain.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O principal diferencial da Arbitrum, segundo a Pantera, está em sua compatibilidade com o Ethereum, proporcionando uma experiência quase idêntica para usuários e desenvolvedores, mas a um custo menor e com maior velocidade.

Layers 2 em destaque

O ecossistema Arbitrum tem crescido rapidamente, com mais de 500 projetos e 1800 desenvolvedores ativos por mês. Além disso, mais de US$ 16 bilhões de dólares em ativos foram transferidos para o Arbitrum, destacando a confiança e a adoção das layers 2.

“Muitas equipes maduras migraram do Ethereum e de outras layers 2 para o Arbitrum com sucesso. Por exemplo, a Uniswap, uma das principais exchanges descentralizadas, agora realiza a maioria de suas transações na Arbitrum, mesmo após um início no Optimism”, destaca.

A Pantera aponta que a Arbitrum não apenas oferece uma alternativa escalável ao Ethereum, mas também proporciona uma experiência aprimorada para os usuários e desenvolvedores. Com seu rápido crescimento e inovações contínuas, a Arbitrum está firmemente estabelecido como uma parte essencial do futuro da blockchain.

“A próxima fase do desenvolvimento do Arbitrum inclui melhorias adicionais na experiência do desenvolvedor, como o Arbitrum Stylus, um ambiente de programação personalizado, e o Arbitrum Bold, uma tecnologia aprimorada de prova de fraude”, afirma.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.